Uma tapeçaria viva de aldeias antigas, povos distintos e topografia única, Dali Village representa uma das regiões mais cultural e etnicamente diversas na China: Guizhou.
A paisagem de Guizhou é caleidoscópica em sua variedade de marcos geográficos e culturais. Os vales baixos do rio são pontuados por paisagens dramáticas e encostas íngremes, cada um deles distintamente aparafusado e esculpido com as marcas da habitação humana. Com uma população composta em grande parte por minorias étnicas, caminhar de um lugar para outro é como pisar em um mundo totalmente novo. Dali é emblemático desta região e da peculiar civilização que surgiu dentro dela.
Beijing (3n) – Xian (2n) – Guiyang (1n) – Kaili (2n) – Zhaoxing (2n) – Guilin (2n) – Shanghai (2n)
A conservação adequada não apenas protegerá a arquitetura vernacular local e os cenários naturais pitorescos da invasão moderna, mas também estimulará o turismo sustentável, já que as aldeias de minorias étnicas foram incluídas na lista de candidatos chineses para a indicação do Patrimônio Mundial. E, única entre os projetos de conservação do patrimônio na China, a iniciativa das aldeias Dong está capacitando não apenas as organizações locais, mas também as jovens partes interessadas chinesas a assumir responsabilidade coletiva por sua herança cultural e sua proteção.
Sejam as torres de tambores ou as pontes cobertas, as casas antigas ou as praças das aldeias, vamos além dos monumentos para impactar diretamente a vida das pessoas nas aldeias de Dali Dong.
Fonte: globalheritagefund.org/guizhou-china/
Nenhum comentário:
Postar um comentário