Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de março de 2019

Grutas Mogao irão abrir ao público à noite

As grutas Mogao estão situadas em Dunhuang, localidade da província de Gansu, no noroeste da China. 


São mais de 700 grutas escavadas em cinco diferentes níveis num precipício de 1600 metros de comprimento. 

A maior delas tem 268 metros quadrados e a mais alta, cerca de 50 metros de altura. São famosas pelo acervo de arte budista, que reúne 45 mil metros quadrados de afrescos e mais de 2400 estátuas coloridas.




Com uma temática rica, que inclui desde contos budistas e pinturas baseadas nos sutras, até imagens de divindades e desenhos ornamentais, os afrescos são a nata das grutas Mogao. O motivo e o estilo variam segundo os diferentes períodos. 

 

Estátuas coloridas


As estátuas coloridas são outra especialidade da arte de Mogao. Como as grutas foram construídas em camadas de conglomerados, era impossível fazer esculturas em pedra, a alternativa foi adotar uma técnica tradicional de escultura em barro. A estátua mais alta tem 34,5 metros.


As Grutas Mogao, registradas como patrimônio cultural da UNESCO,  passarão a abrir ao público à noite durante este ano, de modo a promover o turismo local.
Enquanto parte importante do estímulo da economia turística de Dunhuang, várias modalidades de turismo noturno serão lançadas em meados de abril e início de maio, proporcionando serviços personalizados aos visitantes, segundo Wang Xudong, diretor da Academia de Dunhuang.

Resultado de imagem para Dunhuang
Além da visita noturna, os turistas poderão ainda optar por visitar Yangguan e Yumen, dois dos portais antigos da Rota da Seda.
Passagem de Yumen
No ano passado, um roteiro noturno semelhante foi aberto especificamente para pesquisadores e acadêmicos. 
Fontes: portuguese.cri.cn/portuguese.people.com.cn

Nenhum comentário:

Postar um comentário