Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de junho de 2019

Arte na China: Características Gerais

Arte chinesa tem o título de ser a mais antiga tradição contínua no mundo, marcada por grau incomum de continuidade dentro da consciência e tradição. Grande parte dos trabalhos em cerâmica, têxteis e outras técnicas foi produzida durante um longo período por fábricas ou oficinas imperiais.  Além de usadas de forma não distribuída à população exterior a corte, em grande escala servia para demonstrar a riqueza e o poder dos imperadores.

Pintura da China


Pintura tradicional chinesa envolve quase as mesmas técnicas que a caligrafia da China feita com pincel embebido em tinta preta ou colorida – óleos não são usados. Tal como acontece com a escrita, os materiais populares são papéis e seda. De modo usual quando encerrados viram rolos de suspensão. A arte tradicional também se faz em folhas, paredes, biombos e recursos. As duas principais técnicas são:

01-Gong-bi (工笔 – significando de “meticuloso”): Pinceladas que delimitam os detalhes com precisão. Por vezes colorida! Em geral retrata temas figurativos ou tipos narrativos. Praticada por artistas que trabalhavam no tribunal ou em oficinas independentes.

6

02- Shui-mo (水墨 – tradução de tinta e pintura de lavagem): Também denominada de forma vaga como aquarela ou pincel de pintura de “Quatro Artes”. A tradição aponta para a arte amadora praticada por cavalheiros, uma distinção que começa a ser feita em escritos sobre a arte da dinastia Sung. Este estilo é também conhecido como “Xie Yi” (写意) ou prática à mão livre.
    

Certos críticos consideram paisagem como principal ponto de pintura chinesa. O tempo do período das Cinco Dinastias é conhecido como a “grande idade paisagística chinesa”.  Artistas do Norte (Jing Hao, Li Cheng, Fan Kuan e Guo Xi) pintaram imagens de montanhas altas com fortes linhas pretas e pinceladas pontilhadas para sugerir pedras ásperas.

Imagem relacionada

Esculturas da China


Bronzes nos rituais chineses surgiram em tempo anterior aos mil anos antes de Cristo. Esculturas exerceram influência contínua sobre arte chinesa. Presentes nos complexos modelados e decorações zoomórficas. Figuras menores em cerâmica ou madeira foram colocadas em túmulos durante século e atingiram pico de qualidade na Dinastia Tang.
Resultado de imagem para esculturas chinesas de bronze

Arte da China em Cerâmica


Resultado de imagem para Arte da China em Cerâmica
01- Louças chinesas mostram desenvolvimento contínuo uma vez que são dos períodos pré-dinásticos. A China é rica em matérias-primas necessárias para trabalhar com cerâmica. Os primeiros tipos de trabalho foram feitos durante a Era Paleolítica.
Resultado de imagem para Arte da China em Cerâmica02- Em períodos posteriores surgem materiais de construção, como tijolos, telhas e vasos de cerâmica feitos à mão. Trabalhos sofisticados eram para a corte imperial.
Imagem relacionada03- Mais tarde a cerâmica chinesa mesmo da melhor qualidade ganhou a escala industrial. As oficinas conhecidas eram de propriedade ou reservadas para o Imperador. Grande quantidade serviu de presentes diplomáticos ou aos negócios do comércio.
Budismo e Arte!
Imagem relacionada

O budismo chegou à China em torno do século I
e se tornou ativo no desenvolvimento da arte, em particular na área de estatuária. O estilo também é solene e majestoso. Porém, a falta de corpo e distância do objetivo budista originais de expressar o puro ideal de iluminação levou ao naturalismo e realismo.

Fonte:  cultura.culturamix

Nenhum comentário:

Postar um comentário