Construções sem tijolo e cimento
A maioria das construções do Japão tem estrutura de madeira e suas paredes parecem uma espécie de compensado, um modulado, que já se compra pronto. Esses materiais são mais flexíveis e causam menos estragos em caso de terremoto. Além disso, em um país que vive em reconstrução por conta das tragédias naturais, erguer casas com esse material é mais rápido e barato.
É proibido fumar!
É proibido fumar livremente pelas ruas. Existem os fumódromos em alguns pontos das cidades, onde é permitido dar uns tragos, mas não são muitos. Mas… Diferente do Brasil e de outros lugares do mundo, alguns estabelecimentos comerciais permitem que se fume em seu interior.
Segurança
O Japão está entre os 10 países com os menores índices de criminalidade e violência do mundo, segundo Instituto para Economia e Paz (IEP). Experimente deixar uma bolsa, uma câmera ou qualquer item de valor em um lugar público e observe de longe se alguém vai encostar nos seus pertences. Não vamos dizer que nunca acontece, mas no Japão isso certamente é raridade. Vi uma GoPro em um banco na área de um templo e fiquei observando que as pessoas até notavam a câmera quando chegavam, mas deixavam ela lá. Certamente sabiam que o dono voltaria e a encontraria no mesmo lugar.
Silêncio
Os japoneses são muito silenciosos. Ao passar por bares e casas quase não se ouve barulhos altos de conversa ou TV. Ao caminhar por bairros que não são comerciais, temos a impressão de que é feriado todos os dias.
Ninguém usa celular andando
Por mais que os japoneses não desgrudem dos smartphones quando estão no metrô, dificilmente usam o telefone enquanto caminham, principalmente nos lugares mais movimentados. Inclusive, em alguns lugares há placas que deixam clara a proibição do uso dos aparelhos quando se está andando pelas ruas.
Máscaras cirúrgicas
É muitíssimo comum ver pessoas de máscaras pelas ruas e algumas delas são até personalizadas! Os japoneses as usam quando estão doentes, para não passar germes para as outras pessoas, e para evitar a respiração do pólen de uma flor que está por todos os cantos no país e causa alergia em muita gente. E, mais, as japonesas também usam as máscaras quando não tiveram tempo de se maquiar antes de sair de casa.
Gorjeta pode ser vista como ofensa
No Japão não se deve dar gorjeta. Para eles, servir bem e oferecer um serviço de qualidade é obrigação. Eles podem se sentir muito ofendidos com esse tipo de “recompensa”.
Falta lixeira…
…mas sobra educação e limpeza. Apesar da falta de recipientes para descartamos os lixos que produzimos, dificilmente se vê uma sujeira no chão, inclusive nas cidades maiores. Tóquio, sem dúvida, foi a cidade mais limpa que conhecemos no Japão. Todos os lugares pareciam ter acabado de passar por uma super faxina. Cada folha que cai no chão é subitamente resgatada por pessoas de limpeza, destinadas somente à isso, que ficam sempre prontas para prender em seus saquinhos qualquer folha que ouse desafiar a impecável limpeza das ruas.
Mistura entre material e espiritual
O Japão é uma fascinante mistura de paz, movimento, som luzes, cores e cheiros. Muitas vezes, caminhando duas ruas de um grande centro comercial para dentro, podemos encontrar regiões tranquilas e templos centenários, tudo regado a um cheiro delicioso que emana das pequenas flores rosas que nascem pelas árvores da cidade. O país é pulsante e cheio de energia, tanto daquelas que alimentam os inúmeros e imensos letreiros luminosos quanto das que acariciam a alma e acalmam o coração.
Fonte: lavainana.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário