Uma dica fundamental para qualquer empresário que deseje entrar em uma negociação comercial, seja com quem for, é se preparar. Estudar bem a pessoa e a empresa com quem conversarão é fundamental para o sucesso de uma boa estratégia de negociação. Assim sendo, ao negociar com os chineses, deve-se pesquisar um pouco sobre o negociador, a empresa, os produtos ou serviços oferecidos, e se são ou não confiáveis no mercado. Todas essas informações serão utilizadas posteriormente para que o empresário monte sua estratégia.
A arte de negociar e lidar com parceiros de negócios chineses
As empresas ocidentais precisam apreciar a importância dos relacionamentos, entender as hierarquias empresariais chinesas, resistir a comportamentos retardados e encontrar formas de apreciar a abordagem com detalhes finos em favor do "espírito" do acordo.
É altamente provável que haja algum jantar de negócios, particularmente entre os jogadores mais experientes. Mesmo que não estejam envolvidos nas negociações do dia-a-dia, é importante que os altos executivos trabalhem na construção de boas relações com os parceiros.
O que é um bom negócio?
Talvez a principal diferença no estilo de negociação seja que as empresas chinesas tendem a querer identificar quaisquer interesses mútuos, sobre os quais o acordo é então construído. Os detalhes são considerados menos importantes do que o princípio geral da parceria. As empresas ocidentais tendem a se concentrar nos detalhes das negociações e podem se decepcionar mais tarde quando o parceiro não se ativer a elas.
Entendendo seu parceiro
Uma das dificuldades de se fazer negócios com potenciais parceiros chineses é entender quem é o verdadeiro tomador de decisões. Nem sempre está claro quem está realmente controlando o resultado final, pois isso nem sempre é claro em sua hierarquia. O seu parceiro imediato de negociação pode não ser o melhor guia de como as coisas estão indo, já que é provável que eles estejam respondendo aos verdadeiros tomadores de decisão nos bastidores.
Aqueles envolvidos na negociação podem não ser capazes de representar o processo de decisão real e podem não ter uma visão clara de como seus superiores estão inclinados. Como tal, eles podem não ser o melhor guia de como as coisas estão indo a qualquer momento.
Fonte: translatemedia.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário