Entre as medidas está a construção de uma base para conservação de florestas fora de seu lugar de origem.
Com o objetivo de realizar as “Olimpíadas de Inverno Verdes”, o distrito de Yanqing, em Beijing (cidade-sede das Olimpíadas de Inverno de 2022), implementou 54 medidas de proteção ambiental durante as obras. Localizado no norte da cidade e é 70% composto por montanhas, o distrito receberá provas como esqui alpino, bobsleigh e luge.
A região concentra 54% da infraestrutura dos jogos, sendo que a maior parte dela precisa ser concluída até o fim de 2019. Segundo o vice-chefe do distrito, Xie Wenzheng, a construção dos locais de competição inclui o transporte de árvores em montanhas de mais de 800 m de altitude. Para proteger essas árvores, uma pesquisa sobre a base ecológica local e um plano de transplante foram realizados por especialistas da Universidade de Silvicultura de Pequim.
Xie ressaltou o fato de eles terem construído uma base para a conservação ex-situ (ou seja, conservação de espécies fora de seu lugar de origem) de florestas estabelecido sistemas de gerenciamento e monitoramento para cada árvore transplantada, cuja taxa de sobrevivência, por enquanto, vem superando os 90%.
O distrito tem o plano de construir o Parque Florestal dos Jogos Olímpicos de Inverno, para proteger e exibir as árvores transplantadas, especialmente as de espécies mais raras. Yanqing ainda implementou outras 66 medidas para reduzir a poeira das obras e garantir a qualidade do ar da região, além de ter montado em Pequim a primeira estação de monitoramento automático para exaustão de veículos.
“Manter o princípio da proteção ecológica é a nossa prioridade no processo de planejamento e construção. Prestamos grande atenção à pesquisa sobre sistemas de água natural e diversidade ecológica, protegendo de maneira direcionada as paisagens únicas e a integridade da ecologia local”, explicou Xie.
Nenhum comentário:
Postar um comentário