Passageiros na Estação Ferroviária Norte de Beijing entram no trem de alta velocidade G8811, rumo à estação Taizicheng, na Vila Olímpica de Chongli, a 30 de dezembro de 2019.
A China planeja construir pelo menos 4000km de novas ferrovias este ano, incluindo 2000km de ferrovias de alta velocidade, segundo o principal operador ferroviário do país.
O desenvolvimento planejado de novas ferrovias este ano é parte do esforço nacional de manter um investimento de larga escala em ativos fixos, segundo afirmou Lu Dongfu, gestor-geral da China State Railway Group, durante uma conferência de trabalhos anuais.
O Ministério do Transporte disse em dezembro que a China iria despender de pelo menos 2,7 trilhões de yuans ($386 bilhões) em projetos de infraestruturas de transporte este ano, com 800 bilhões de yuans dirigidos para as ferrovias.
Em 2019, 802,9 bilhões de yuans foram gastos em ferrovias na China e 8,489km de novas ferrovias se tornaram operacionais, superando os alvos anuais de 800 bilhões de yuans em investimentos e 6,800km em novas linhas.
Como resultado, a rede ferroviária em rápida expansão atingiu uma extensão total de 139,000km pelo final do ano passado, enquanto que a rede ferroviária de alta velocidade excedeu os 35,000km, um ano antes do plano da China de construir uma rede ferroviária de 30,000km até 2020.
Entre as 51 novas linhas ferroviárias abertas no ano passado, a abertura na segunda-feira da rota de alta-velocidade entre Beijing e Zhangjiakou, cidade co-anfitriã dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, assinala um progresso significativo no sistema de piloto automático para os trens de alta-velocidade da China. Equipados com o sistema, os trens têm a capacidade de circular automaticamente a uma velocidade máxima de 350km por hora.
A construção da ferrovia Sichuan-Tibete, a segunda ferrovia de acesso à Região Autônoma do Tibete após a linha Qinghai-Tibete, será um dos grandes projetos deste ano.
Mapa ferroviário da China 2019
Zhang Xiaodong, professor na Universidade Jiaotong de Beijing, disse: “Desde a abertura da primeira ferrovia de alta-velocidade da China, a linha Beijing-Tianjin, em 2008, o país construiu mais linhas ferroviárias de alta-velocidade que o Japão e a Europa em 40 anos”.
Fonte: Diário do Povo Online
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sexta-feira, 3 de janeiro de 2020
China irá construir mais de 4000km de novas ferrovias
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