A origem do nome Singapura vem da junção “sing” + “pur”. O nome malaio “sing” significa leão, enquanto “pur” significa cidade em sânscrito. E quem nasce lá é chamado de singapurense ou singapuriano.
O grande ícone da cidade de Singapura é uma figura com a cabeça de leão e o corpo de um peixe, conhecida como Merlion. O nome combina “mer” (mar) com “lion” (leão), remetendo tanto à origem do nome da cidade, quanto ao passado de Singapura, que já foi uma vila de pescadores.
Oficialmente chamada de República de Singapura, ela é reconhecida como cidade, estado e país ao mesmo tempo. E a capital de Singapura é… a região central de Singapura.
Na verdade, é a única ilha cidade-estado do mundo. Singapura é formado por uma grande ilha e mais 63 ilhas menores, sendo a maioria delas inabitada. Isso faz de Singapura um dos menores países do mundo, com apenas 715 km2.
Onde fica Singapura?, é só olhar o mapa do sudeste asiático: Singapura está ao sul da Malásia. E inclusive, vale lembrar que Singapura fazia parte da Malásia, ganhando sua independência em 1965.
Estamos falando de um dos países mais ricos do mundo e com a maior concentração de milionários do planeta. Singapura levou apenas duas décadas pra sair do terceiro para o primeiro mundo e frequentemente vem sido listada como uma das cidades mais caras do mundo.
Considerada por vários anos consecutivos o melhor país do mundo para se fazer negócios, é também o melhor país da Ásia para se trabalhar, o que explica os mais de 1,3 milhão de estrangeiros no mercado de trabalho em Singapura.
Apesar de respirar negócios e ser lotada de arranha-céus, é fácil achar uma área verde em Singapura. Bem posicionada no ranking das 10 cidades mais verdes do planeta, são 17 reservas naturais e diversos jardins que ocupam quase metade do território.
O mais famoso deles é o Gardens by the Bay, localizado no centro de Singapura e que mistura muito verde com uma obra arquitetônica sem igual, sendo também um dos símbolos da cidade.
Singapura é o país mais seguro da Ásia e está entre os top 10 do mundo com os menores índices de corrupção. Isso dá aos habitantes o melhor padrão de vida do continente.
A máfia local foi extinta no passado e o controle rígido mantem os índices de criminalidade entre os mais baixos do mundo. Há câmeras espalhadas por todos os lados.
A maior roda gigante do mundo está em Singapura, com 165 metros de altura (a London Eye em Londres tem 135 metros). Quando o tempo está bem limpo, é possível avistar essa roda gigantes de algumas ilhas da Malásia e da Indonésia.
A maior piscina de borda infinita do mundo? Em Singapura, no Marina Bay Sands, um hotel de 3 prédios interligados que no topo tem uma estrutura em formato de navio. É lá que fica a piscina de 150 metros, exclusiva para hóspedes.
Lá também fica a Fountain of Wealth (fonte da riqueza), maior fonte do mundo com 28 metros e feita de bronze fundido, localizada no Suntec City, um complexo de prédios comerciais.
As leis em Singapura são bem rígidas e a pena de morte é aplicada em alguns crimes. No aeroporto já tem um aviso que tráfico de drogas é crime com pena de morte. Assassinato e corrupção também se encaixam nessa penalidade – e a gente só ficava imaginando essa realidade no Brasil…
Além disso, as multas são salgadas e aplicadas em casos como:
- jogar ponta de cigarro ou qualquer lixo no chão;
- atravessar a rua fora do local permitido;
- alimentar pássaros em parques.
- venda de chicletes (pra não sujar o chão);
- deixar vaso de planta com água acumulada no pratinho (tchau mosquitos!);
- andar pelado em casa e ser visto por alguém (pornografia é ilegal, mas a prostituição é legal).
Ah, e nada de discussões sobre sexo e política na mídia: censurado.
Transportes
O aeroporto de Singapura é frequentemente considerado o melhor do mundo, além de ser o maior do sudeste asiático: são mais de 36 milhões de pessoas por ano trafegando por lá. São diversas áreas de entretenimento, lindos jardins e até cinema gratuito pra tornar seu momento pré-embarque mais agradável.
Fonte: emalgumlugardomundo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário