A China é um destino que pode ser visitado durante todo o ano, dependendo da região. Em geral, a melhor época é na primavera (abril a maio) e outono (setembro a outubro), quando o clima está mais agradável e sem extremos.
Ilha de Lantau em Hong Kong
Na primavera as temperaturas variam entre 10 a 23°C, com a região Norte mais seca e o Sul mais chuvoso. No outono os termômetros marcam entre 15 a 27°C, com bem menos chuvas e dias mais claros. O verão chinês (junho a agosto) é quente e úmido, com temperaturas na casa dos 25 a 33°C, embora algumas cidades possam registrar picos de até 40°C. Apesar do calor, é uma boa época para visitar o Tibet, Zhangjiajie e Guilin, quando a visibilidade das montanhas está perfeita.
Já o inverno (novembro a março) registra médias de 8°C, com mínimas abaixo de zero ao Norte do país. A baixa temporada garante excelentes preços e menos multidões. Cidades como Beijing ficam lindas cobertas de neve, oferecendo oportunidades únicas de fotos na Grande Muralha e Cidade Proibida. Mas se não puder suportar o frio, Hong Kong e Macau estarão com uma clima bem mais ameno.
Transportes na China
Devido às longas distâncias, a melhor maneira de se deslocar pela China é de trem (de alta velocidade ou regular) e avião.
É recomendável ficar atento à localização das estações e confirmar sempre o nome e endereço, já que muitas cidades possuem mais de uma estação.
Comida na China
O país é um dos maiores produtores de arroz do mundo, então é comum que os grãos sejam consumidos em todas as refeições. Quem vai à China também deve estar preparado para fugir da dieta: carboidratos e frituras reinam por lá.
Nada mais tipicamente chinês do que reunir família e amigos ao redor da mesa para um hot pot (火锅), como é chamada a panela fumegante onde cozinha-se frutos do mar, carnes e legumes com muita pimenta ao maior estilo fondue.
Espere por um sabor marcante, caprichado na pimenta! Na capital, o pato de Pequim (北京烤鸭) é a preferência absoluta, com uma carne suculenta e casquinha crocante.
Lanches práticos como o xiaolongbao (小笼包) e o tradicional dim sum (点心) consistem em bolinhos/pastéis recheados preparados ao vapor, com apelo saudável e fáceis de ser encontrado em qualquer lugar.
Uma visita à China não está completa sem visitar ao menos uma feirinha de rua. As feiras noturnas oferecem de tudo um pouco, para turistas estrangeiros e chineses.
Também há opções de lanches “normais”, como rolinhos-primavera (春卷), arroz frito (炒飯) e noodles (面条). Experimente também o hambúrguer chinês (肉夹馍, leia-se “Rou Jia Mo”), um apetitoso sanduíche de carne picada e temperada em um pão pita, receita de 221 a.C. e considerado “o primeiro hambúrguer do mundo”.
Fonte: melhoresdestinos.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário