CHONGQING: UM GIGANTE DISCRETO
É a principal cidade no sudoeste da China e uma das cinco cidades que são centros econômicos do país. Administrativamente, é um dos quatro municípios com administração direta – os outros três são Beijing, Shanghai e Tianjin.
Com a formação da República Popular da China, a cidade se definiu e intensificou seus atributos de cidade grande. Foi nesse período que foram construídos grandes monumentos e obras de arquitetura ao longo da cidade, com destaque ao Grande Salão do Povo de Chongqing, localizado perto do Museu das Três Gargantas (dois importantes pontos turísticos).
Grande Salão do Povo de Chongqing
Museu das Três Gargantas
A CIDADE QUENTE E SEUS “HOT POTS”
O hot pot chinês é uma característica de destaque da cultura da cidade |
Chongqing, na realidade, é famosa na China como a “cidade quente”, pois entre suas principais características incluem-se o “hot pot” (o nome desse prato típico literalmente significa “pote quente”).
Hot pot é uma sopa chinesa que contém uma variedade de alimentos e ingredientes do Leste Asiático, preparados em um panelão, e que são constantemente esquentados em cima da mesa de jantar – os locais colocam um fogareiro na mesa e um panelão de sopa. Essa panela normalmente tem uma divisória no meio, para pessoas que querem metade da sopa apimentada e a outra metade não. Dentro dessa sopa você vai cozinhando os ingredientes crus disponíveis. Sim, eles são cozidos na mesa mesmo. Os ingredientes típicos que são colocados em hot pots são carnes de vaca e de porco em fatias finas, vegetais foliares, cogumelos, bolinhos de peixe, ovos cozidos, macarrões, tofu, frutos do mar, etc. A variedade é enorme. A comida cozida geralmente é consumida com acréscimo de molho de macarrão. É um dos maiores atrativos para turistas que visitam Chongqing!
A HIDRELÉTRICA DAS TRÊS GARGANTAS É O MAIOR ATRATIVO DE CHONGQING
Chongqing está situada numa península sobre o rio Yang-tsé, no centro do país, cercada por altas montanhas. Assim, é banhada por dois rios que se encontram: o Yang-tsé e o Jialing, chamados de rios de água verde (Jialing) e amarela (Yang-tsé). A cidade recebeu autonomia do governo com o propósito de desenvolver a região e a Represa das Três Gargantas. Serve como centro econômico da bacia do Yang-tsé. É um importante centro de produção e de transporte.
Está evidente que Chongqing é um gigante discreto e silencioso. Talvez esse seja o momento para você repensar aonde vai recomeçar, num dos maiores prazeres da vida, que é conhecer locais novos.
A Chinatur está investindo em roteiros mais atrativos para dar alegria de viver e sentir os
prazeres que a Natureza pode nos oferecer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário