Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de maio de 2020

Paisagens surreais escondidas no interior da China

Para conhecer a China além da Muralha: veja parques com montanhas e lagos impressionantes, além de cidades chinesas maravilhosas.


Lago das Cinco Flores, Parque Nacional Jiuzhaigou, província de Sichuan
Lago das Cinco Flores, Parque Nacional Jiuzhaigou, província de Sichuan: belíssimo! 

Com um território de mais de 9 milhões de km², é claro que a China é muito mais do que os clássicos (e interessantíssimos) passeios por Beijing, Shanghai, Hong Kong e a Grande Muralha.



Monte Everest
Monte Everest

O Everest, a montanha mais alta da Terra, a 8.848 metros acima do nível do mar, fica na região autônoma do Tibet, atualmente ocupada pelo governo chinês. A visita pode ser feita tanto pelo lado nepalês quanto tibetano.

Escalar o Everest não é para todos, mas vê-lo de longe, realizar caminhadas em montanhas mais baixas da cordilheira do Himalaia e conhecer a capital do Tibet, Lhasa, já são ingredientes para uma viagem inesquecível.

Montanhas “Aleluia”
Yuanjiajie, no Parque Nacional Florestal Zhangjiajie, província de Hunan

As Yuanjiajie, essas montanhas que ficam no Parque Nacional Florestal Zhangjiajie, na província de Hunan, serviram de inspiração para a fictícia Montanha Hallelujah do filme Avatar – agora elas até são chamadas por esse nome nas agências de turismo local. Os pilares de arenito ficam ainda mais bonitos quando estão envoltos em neblina.

Montanhas de Yangshuo
Montanhas cársticas de Yangshuo, pronvíncia de Guangxi, China

Morros verticais cobertos de vegetação no meio de uma paisagem rural chinesa daquelas que vivem na nossa imaginação. As montanhas cársticas da região de Yangshuo, na província de Guangxi, se misturam aos campos de arroz e lagos cristalinos onde se pratica a pesca com rede em técnica milenar.

A beleza é tamanha que valeu ser eternizada na nota de 20 yuans. Pode-se descobrir a região de bicicleta ou a bordo de uma canoa de bambu pelo rio Li. Outra atividade turística popular é a escalada desses paredões.

Montanhas Wuyi
Montanhas Wuyi, província de Fujiang

Localizadas próximas a Nanping, na província de Fujiang, a oeste da China, as montanhas são consideradas Patrimônio da Humanidade pela Unesco desde 1999 devido aos seus valores culturais, cênicos e de biodiversidade única.

Belos rios serpenteiam entre montanhas e penhascos formados devido a atividade vulcânica milhares de anos atrás. Humanos ocupam a área há 4 mil anos aproximadamente e a principal atividade da região, além do turismo que começou recentemente, é o cultivo de folhas de chá.

Lago Karakul
Lago Karakul e monte nevado, na China

Localizado na Região Autônoma Uigur de Xinjiang, mais a leste da China, quase na fronteira com o Paquistão, é preciso percorrer a Rodovia Karakoram, uma das estradas mais perigosas do mundo, para chegar ao Lago Karakul.

Seu nome se traduz para “Lago Negro” e a vista estonteante se completa com três picos altos nevados o ano todo: Muztagh Ata (7546 m), Kongur Tagh (7649 m) e Kongur Tiube (7530 m).

Caverna Reed FluteCaverna Reed Flute, na China, com lago refletindo as estalagmites

A caverna tem mais de 240 metros de profundidade e está coberta de estalagtites e estalagmites de formas estranhas e impressionantes. Elas estão iluminadas atualmente com lâmpadas coloridas que dão um ar bastante kitsch à paisagem natural.

Templo Suspenso Xuankong
Templo milenar suspenso Hunyuan Xuankong, incrustado na rocha, na China

O templo foi construído no meio de um despenhadeiro da província de Shanxi há mais de 1500 anos.

A estrutura é mantida no lugar graças a troncos de carvalho encravados na rocha. Sua localização logo abaixo de um pico proeminente o protege da erosão causada pela chuva e luz solar. A cidade mais próxima é Datong, a 64km de distância.





Nenhum comentário:

Postar um comentário