Zhouzhuang: Visitando a "water town" mais
antiga e famosa da China
A vila de Zhouzhuang é uma das mais antigas, populares e turisticamente exploradas water towns ou “cidades aquáticas” do delta do rio Yangtze no leste da China
Localizada na província de Jiangsu entre Shanghai e Suzhou, Zhouzhuang pode ser definida como o arquétipo de uma vila quintessencialmente chinesa.
Além de render ótimas fotos e ser uma experiência cultural muito interessante, principalmente para quem só visitou as grandes cidades da China. Zhouzhuang é um excelente passeio de bate e volta à partir de Shanghai (80km), Suzhou(30 km), e até mesmo Hangzhou (150 km).
O que o torna Zhouzhuang um lugar tão especial e popular, tanto entre turistas estrangeiros como turistas chineses, são seus bem preservados edifícios e pontes antigas. Resquícios dos tempos das dinastias Ming e Qing quando Zhouzhuang tornou-se um centro de distribuição de alimentos, seda, cerâmica, artes e artesanato no sul da China.
Tudo isso, envolto por um peculiar meandro de canais, onde também encontramos vários restaurantes e inúmeras lojinhas de comidinhas e artesanato. Os quais combinados, criam um pitoresco e bem preservado cenário, que vai de encontro com aquela China que muitos de nós temos em nosso imaginário.
Em Zhouzhuang, além de contemplar a arquitetura caminhando por suas ruelas. O visitante pode (e deve) embarcar em um barquinho, uma espécie de gôndola tipicamente chinesa, para fazer um passeio pelos seus lindos canais, lagos e lagoas. Não é por acaso que Zhouzhuang muitas vezes é apelidada por algumas pessoas como a “Veneza da China”.
Com uma arquitetura simples e bem preservada, a história de Zhouzhuang remonta a mais de 900 anos atrás. Hoje, cerca da metade das mais de 1000 residências encontradas em Zhouzhuang foram construídas durante o tempo das dinastias Ming e Qing.
Além de podermos observar diferenças arquitetônicas nas casas construídas entre estes dois períodos, encontramos ainda cerca de 100 pátios e jardins clássicos e aproximadamente 60 arcadas entalhadas em tijolos, muitas delas em uso até os dias de hoje.
Fonte: Viajoteca
Nenhum comentário:
Postar um comentário