A China está a caminho de cumprir sua meta anual de investimentos ferroviários, com o investimento em ativos fixos no setor aumentando 1,2% em termos anuais, para 325,8 bilhões de yuans (US $ 46,1 bilhões) no primeiro semestre deste ano, segundo a operadora ferroviária do país.
Devido ao impacto do surto da pandemia de Covid-19, o investimento nos projetos ferroviários do país caiu 21% em relação ao ano anterior no primeiro trimestre, para 79,9 bilhões de yuans, segundo a China State Railway Group, no domingo.
No entanto, aumentou o investimento no segundo trimestre e acelerou a construção de novos projetos ferroviários, com o investimento trimestral subindo para 245,9 bilhões de yuans, um aumento de 11,4% em termos anuais.
O investimento extra no segundo trimestre compensou o déficit no primeiro trimestre, informou a empresa.
Em dezembro, o Ministério dos Transportes disse que a China gastaria pelo menos 2,7 trilhões de yuans em projetos de infraestrutura de transporte este ano, com 800 bilhões de yuans destinados ao setor ferroviário.
O China State Railway Group disse que enfrentou escassez de mão-de-obra, matérias-primas e vários problemas logísticos devido à pandemia, mas superou as dificuldades e retomou a construção de todos os projetos ferroviários.
Seis novos projetos iniciaram operações programadas, incluindo a linha de alta velocidade que liga Hefei, na província de Anhui, a Hangzhou, na província de Zhejiang, e a rota ferroviária entre Nantong, província de Jiangsu, e Shanghai.
A secção Qinghai da ferrovia entre Golmud, província de Qinghai e Korla, Região Autônoma Uigur de Xinjiang, também iniciou operações, afirmou, acrescentando que as novas linhas melhorarão ainda mais a rede ferroviária do país e serão de grande importância para impulsionar as economias regionais e erradicar pobreza.
Nos primeiros seis meses do ano, 1.178 quilômetros de novas linhas ferroviárias foram colocadas em operação, incluindo 605 quilômetros de linhas de alta velocidade, informou a empresa.
Novas linhas entrarão em operação no segundo semestre do ano, incluindo uma linha de alta velocidade entre Yinchuan, Região Autônoma da Etnia Hui de Ningxia e Xi'an, província de Shaanxi, assim como uma linha que liga Beijing e Nova Área de Xiong’an, na província de Hebei. .
A empresa disse que a China planeja construir pelo menos 4.400 quilômetros de novas linhas ferroviárias este ano, dos quais 2.300 quilômetros serão linhas de alta velocidade. Essas metas excedem os 4.000 quilômetros de novas linhas e 2.000 quilômetros de linhas de alta velocidade anunciados em uma reunião de trabalhos do início de janeiro.
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