A China publicou um plano geral sobre o desenvolvimento e gerenciamento dos parques nacionais, o qual apela à tomada de medidas mais rigorosas para proteção da beleza natural do país.
A China terá um grupo de parques nacionais e estabelecerá um novo departamento nacional responsável pelo gerenciamento compreensivo desses parques, pode ser-se no plano. Até 2030, a gerência será mais eficiente e o sistema será aprimorado.
Como uma das mais importantes áreas de reservas naturais, os parques nacionais serão rigorosamente protegidos, segundo define o plano lançado pelo Comitê Central do Partido Comunista da China e o Conselho de Estado.
“Os parques nacionais são propriedades do Estado, compartilhados pelo povo e passados às gerações seguintes... como legados naturais preciosos”, refere o documento.
Nenhuma construção nem exploração de recursos será permitida dentro dos mesmos, e qualquer violação, incluindo mineração ilegal, descarregamento de poluentes ou caça, será punida de acordo com a lei.
O governo central realizará um monitoramento regular e construirá bases de dados para registrar os recursos naturais e a situação ambiental dos parques, e uma terceira parte será convidada a levar a cabo as avaliações.
O governo avaliará também a performance das autoridades locais na proteção dos parques. Qualquer funcionário que falhe em cumprir as suas responsabilidades será igualmente punido.
A China estabeleceu 10 parques nacionais experimentais, como um projeto piloto, em 2013, com uma área combinada de mais de 170,000 quilômetros quadrados, envolvendo 13 regiões provinciais. É esperado que estes parques sejam avaliados nos próximos anos para poderem ser designados como parque nacionais.
Fonte: Diário do Povo Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário