Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de julho de 2020

Xi’an, a cidade chinesa integra história e modernidade


As fortificações de Xi'an, também conhecidas como Muralha da Cidade de Xi'an, representam uma das muralhas mais antigas, maiores e mais bem preservadas na China. Construído sob o domínio do imperador Hongwu como um sistema de defesa militar, o muro foi reformado várias vezes desde a construção no século 14 e ocupa uma área de cerca de 14 quilômetros quadrados. 

Situado no final da antiga Rota da Seda, sua história remonta às dinastias Sui e Tang. Hoje, a Muralha da Cidade de Xi'an está na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO, mostrando o orgulho e a magnificência de Xi'an, a antiga capital chinesa de 13 dinastias.

Localizado a 25 km a leste de Xi'an, o Palácio Huaqing, um complexo de fontes termais e arquitetura antiga, é famoso por ser a suposta cena do romance do imperador Tang Xuanzong com sua consorte Yang Guifei. O poeta renomado Bai Juyi retratou as histórias de amor do casal em sua obra-prima "Canção do arrependimento eterno".

O Exército de Terracota, a oitava maravilha antiga do mundo, é uma coleção de esculturas de terracota em tamanho natural que representam os exércitos de Qin Shihuang, o primeiro imperador da China. Datado aproximadamente do final do século III a.C., cada figura tem suas próprias características, até a face e os dedos dos pés.

O Exército de Terracota inclui guerreiros, carros e cavalos, e tem mais de 8.000 guerreiros, 130 carros com 520 cavalos e 150 cavalos de cavalaria. As figuras não apenas possuem um valor artístico incomparável, mas também demonstram a integridade e a força de uma China unida, atraindo visitantes de todo o mundo. Em setembro de 1987, o Exército de Terracota foi elogiado como a Oitava Maravilha do Mundo pelo ex-presidente francês Jacques Chirac. Ele disse: "Havia sete maravilhas no mundo, e podemos dizer que a descoberta do exército de terracota foi o oitavo milagre do mundo".

Além de sua rica história, Xi'an também possui uma beleza natural fantástica. Cercadas pelas Montanhas Qinling, uma das maiores e mais longas cadeias de montanhas da China, as áreas montanhosas em torno de Xi'an também abrigam inúmeras plantas e animais raros. O ginkgo, uma das espécies mais antigas de árvores do mundo, é nativo da região, enquanto os pandas Qinling, uma subespécie do panda gigante, representam cerca de um quinto de toda a população de pandas selvagens. 

Em 2009, um geoparque global da UNESCO foi construído em Xi'an, atraindo estudiosos e visitantes em todo o mundo com seus abundantes patrimônios geológicos, paisagens esplêndidas, diversidade de espécies biológicas, bem como seu ambiente favorável e rica cultura histórica.

Biáng.svg | Chinese characters, Character, Chinese language
caractere chinês para Biang
A culinária de Xi'an é mais conhecida pelo macarrão e a carne ovina. Alguns dos pratos foram transmitidos de geração em geração por séculos, com o macarrão Biangbiang sendo um dos mais famosos e populares. O prato é considerado como uma das "oito maravilhas estranhas da província de Shaanxi", pois é grosso e longo como um cinto, e geralmente coberto com pimenta vermelha e óleo quente. O caractere chinês para Biang é um dos caracteres chineses mais complexos no uso moderno e é composto por 58 traçados em sua forma tradicional. Ainda hoje, o ideograma não está incluído no Unicode.
Sendo um importante centro da antiga Rota da Seda, Xi'an mantém seu status de centro comercial internacional hoje, agora servindo como o centro de transporte mais importante da ferrovia expressa China-Europa no noroeste da China. Um total de 1.667 trens de carga "Chang'an" partiram de Xi'an para a Europa e Ásia Central no primeiro semestre de 2020, transportando 1,3 milhão de toneladas de mercadorias, aumentando duas e 1,9 vezes em relação ao ano passado, respectivamente. A rede ferroviária avançada conecta Xi'an com 14 países, tornando-se o novo centro comercial da China.

É raro encontrar uma cidade com milhares de anos de história coexistindo com a vida moderna e tecnologias avançadas. Inúmeros parques recreativos e centros culturais foram construídos nas últimas décadas e, com o uso de tecnologias avançadas, as pessoas podem desfrutar das antigas glórias da antiga capital, bem como da agitação de uma cidade moderna. No centro da cidade, uma rua comercial com arquitetura e arte antigas, além de culinária tradicional, ficou em destaque na internet.

Xi'an é um prestigiado centro cultural na China. Uma das quatro principais empresas nacionais de produção cinematográfica do país, a China Western Film Group, criada em 1958, produziu mais de 300 filmes e documentários e mais de 180 séries de TV. Os trabalhos da empresa ganharam elogios em vários festivais internacionais de cinema, tendo recebido mais de 70 prêmios internacionais, como o Urso de Ouro, com 76 de seus filmes sendo apresentados ao público em 36 países e regiões. De Xi'an, as histórias da China entraram na arena internacional.

Xi'an também é uma cidade cheia de criatividade e imaginação. Graças à sua longa história e diversidade cultural, tornou-se uma estrela em ascensão na indústria cultural. Design criativo, jogos, anime e esportes eletrônicos se tornaram os novos pilares econômicos da cidade. De acordo com um plano lançado recentemente pelo governo municipal de Xi'an, a cidade investirá 13,7 bilhões de yuans (US $ 1,97 bilhão) em 23 programas de turismo cultural em 2020.

Fonte: Fonte: Diário do Povo Online    17.07.2020 15h23

CHINATUR LOGO 1978 FINAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário