Sendo a maior cidade e capital de Omã, Mascate é a porta de entrada para conhecer as maravilhas deste país árabe. A cidade já foi o principal porto na região do Golfo e esteve entre os mais importantes portos de comércio do Oceano Índico e, apesar de ser a principal cidade do país, Mascate ainda é considerada uma cidade pequena para os padrões dos que vivem em grandes metrópoles. Nela você se encantará com os prédios baixos e neutros (pintados principalmente de branco e bege), canteiros de flores bem cultivados, palmeiras variadas, e montanhas de diferentes cores e formatos que escondem as águas do Golfo de Omã.
O que fazer em Mascate
Grande Mesquita do Sultão Qaboos
(Sultan Qaboos Grand Mosque)
Se você tiver apenas pouco tempo em Mascate e só puder conhecer uma atração, nem pense muito, vá direto à Sultan Qaboos Grand Mosque (Grande Mesquita do Sultão Qaboos), a principal atração da cidade. Sendo uma verdadeira obra-prima arquitetônica, um dos destaques da mesquita é o tapete que pesa 21 toneladas e levou 4 anos para ser construído por 600 mulheres, sendo a maioria das cores obtida através de técnicas naturais tradicionais. Além disso, o grande lustre de cristal que pende do salão principal é tão impactante quanto o tapete - uma curiosidade é que os dois itens já foram os maiores do mundo, até serem substituídos pelos que estão atualmente na Mesquita do Sheikh Zayed, em Abu Dhabi.
Na Sultan Qaboos Grand Mosque você também encontrará um centro de estudo islâmicos, que está disponível para quem quiser entender mais sobre a religião. Então, se tiver alguma pergunta ou dúvida sobre o islamismo, não deixe de passar por lá.
O acesso a visitantes é gratuito, e acontece de sábado a quinta das 8h às 11h (sexta é o dia que apenas muçulmanos têm acesso).
Em tempo: visitantes devem se vestir de forma conservadora, cobrindo todo o braço e pernas até o tornozelo. Para as mulheres existe também a exigência de cobrir o cabelo quando estiverem dentro das dependências da mesquita.
Corniche e Muttrah Souq
Ao andar pela Corniche, que podemos chamar de orla, você sentirá o aroma marcante de perfume árabe, ver pessoas aproveitando o dia e se distrair com a folia dos pombos voando enquanto tentam conseguir comida. Você pode caminhar desde o Porto da cidade até o famoso Forte de Mascate, aproveitando para parar no Muttrah Souq (de sábado a quinta, das 8h às 13h e 17h às 21h; sexta das 17h às 21h), um mercado cheio de ouro, prata, perfumes e tecidos. Os vendedores ficam oferecendo olíbano (um tipo de resina utilizada na fabricação de incenso e perfumes), cashmere, e lá você poderá se encantar com inúmeras luminárias.
Na Corniche, perto do Porto, fica o Fish Market (Mercado de Peixes). Ir até lá para admirar a vista da orla que se estende até o Forte.
Al Alam Palace – o Palácio do Sultão
A cidade inteira tem um tom branco e bege com montanhas áridas angulares em volta, então prepare-se para se surpreender ao ver o Al Alam Palace – o Palácio do Sultão Qaboos, com suas cores vivas e não convencionais (turquesa e dourado cintilante) se destacando em um mar de casas e prédios de tons neutros. A parte interna do palácio é inacessível, mas você ainda pode ir até os portões, ver a estrutura e caminhar pelos jardins em frente ao palácio.
Royal Opera House
Na Royal Opera House você poderá assistir impressionantes apresentações, uma mistura diversificada de números de ópera, balé, jazz e música árabe. Mesmo que você não consiga assistir a um espetáculo, a sala de concertos vale a pena ser visitada por sua impressionante arquitetura islâmica, feita com mármore italiano e tetos de madeira. O tour guiado é bem rápido.
Fonte: elenpradera.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário