Depois de percorrer uma rua exclusiva para pedestres, desviando de barraquinhas que vendem quimonos de algodão, biscoitos de arroz, leques, camisetas e uma série de produtos semelhantes, você atravessa imponentes portões para entrar no templo Sensoji, do século VII, o mais antigo de Tokyo. Ao sair, pode pegar o trem urbano, cruzar o rio e seguir na direção do Tokyo Skytree, um arranha-céu de 634 metros onde fica o observatório mais alto da cidade. o com o velho, a veneração do passado por quem já vive no futuro.
templo SensojiINFORMAÇÕES ÚTEISSobre a gastronomia japonesa
Como é sabido, a culinária tradicional japonesa, conhecida como “Washoku”, é uma das mais famosas do mundo. Não é à toa que tenha entrado para a lista da Unesco como Patrimônio Imaterial Cultural. Entre suas principais características estão o requinte e a simplicidade, além de ser rodeada por muitas regras de etiqueta.
Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade
Ao lado da culinária francesa, a culinária japonesa tradicional é uma das duas únicas tradições gastronômicas nacionais reconhecidas pela ONU devido à sua importância cultural. Foi uma forma de homenagear e preservar esta gastronomia milenar e tradicional tão diferente da gastronomia ocidental.
A simplicidade é a chave
A simplicidade é a chave para desvendar os segredos da culinária japonesa É interessante perceber a preocupação com os mínimos detalhes e o cuidado com a apresentação do prato. A culinária japonesa trabalha com ingredientes simples, porém de qualidade que lhe confere um sabor fresco e delicado.
Parece pouco, mas não é!
Uma das impressões que se tem de alguns pratos típicos japoneses é que a quantidade de comida é pouca. Ledo engano. As porções individuais são pequenas, mas somatizando todos os pratos da refeição, percebemos que trata-se de uma quantidade considerável, capaz de saciar a fome de qualquer pessoa.
Tokyo tem alguns dos melhores restaurantes do mundo
O Guia Michelin é um guia turístico especializado em ranquear e premiar os melhores hotéis e restaurantes do mundo. O Guia Michelin classifica-os com estrelas (de 1 a 3) e 12 restaurantes que receberam três estrelas está na cidade de Tokyo, superando até mesmo a cidade de Paris, na França.
A culinária japonesa é uma arte
No Japão, os ingredientes sazonais são muito importantes para a composição e apresentação dos pratos.
Em cada uma das 4 estações do ano, surgem pratos especiais com sabores e cores que lembram a estação vigente.
Cada detalhe é muito importante e é por isso que a culinária japonesa é considerada uma verdadeira arte gastronômica.
Vale lembrar que no Japão, tem-se o costume de presentear pessoas com alimentos. Deste modo, podemos encontra-los em caixas, muito bem embalados para presente.
Chá verde, bebida milenar japonesa
Os japoneses são grandes bebedores de chá, especialmente do chá verde, presente em praticamente todas as refeições e servido gratuitamente em muitos restaurantes. Além de fazer parte das tradições culturais e milenares como o Chado (Cerimônia do Chá), é comprovado de que o chá verde contribui para a digestão e traz inúmeros outros benefícios para a saúde.
Comida de qualidade à um preço acessível
Claro que assim como em qualquer lugar, existem restaurantes sofisticados que cobram o “olho da cara”, mas no geral, pode-se comer muito bem no Japão sem gastar muito. Existe uma variedade muito grande de restaurantes para todos os gostos possíveis, mas os que chamam mais atenção são os especializados em um único prato. Isso proporciona qualidade e preço acessível para todos.
Fonte: https://www.japaoemfoco.com/
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário