Vale dos Vinhedos
Localizado a aproximadamente 120 quilômetros de Porto Alegre, o Vale dos Vinhedos fica entre os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul.
Nessa região do Rio Grande do Sul, o turista encontrará mais de 30 vinícolas, que produzem bebidas de qualidade internacionalmente reconhecidas. Assim como nas europeias Bordeaux e Napa Valley, os vinhos e espumantes do Vale dos Vinhedos recebem o selo de indicação de sua procedência.
EM BENTO GONÇALVES
CASA VALDUGA – Linha Leopoldina, s/n
Oferece, além das visitas guiadas, degustação e venda de produtos. O local possui ainda uma osteria e uma cantina italiana. Outra visita imperdível é conhecer a Casa da Madeira, que produz geléias doces, suco de uva e vinagre. Para quem quiser saber mais sobre vinhos, são ministrados cursos rápidos de degustação.
Casa da Madeira
MIOLO
Talvez seja uma das maiores e mais conhecidas vinícolas do País; Nela são realizadas visitas guiadas por enólogos capacitados e treinados. A Miolo possui também uma Escola do Vinho, que oferece cursos de degustação. Para comer, há o restaurante Osteria Mamma.
AURORA
Essa cooperativa vinícola possui alguns vinhos premiados internacionalmente. A visita guiada leva o visitante por corredores até pipas, tanques de inox e barris de carvalho, mostrando os processos de fabricação do vinho. Na Cave di Bacco, são feitas as degustações de alguns dos principais rótulos da empresa.
VINÍCOLA SALTON
Completando 100 anos de existência, a Salton é uma das marcas mais conhecidas no País. Suas instalações merecem uma visita. Na entrada, um belo relógio solar recebe os turistas. Com 30 mil metros quadrados de área construída, possui tanques de inox gigantes, onde pode-se conhecer mais sobre o processo de fabricação. A cave dos espumantes fica a oito metros abaixo do nível da rua e mantém milhares de garrafas de cabeça para baixo, segredo para se conservar o bom vinho. As visitas ocorrem em intervalos de meia hora.
Preço: A degustação tradicional é gratuita.
EM GARIBALDI
CHANDON
A Chandon do Brasil, líder em vinhos espumantes de luxo, instalou-se na Serra Gaúcha em 1973. É uma das quatro subsidiárias do grupo francês LVMH (Moet Hennessy Louis Vuitton), que controla empresas produtoras e Champanhe, como Moet et Chandon e Veuve Clicquot.
Oferece visita guiada e degustação sob agendamento.
PETERLONGO
Pioneira na produção de espumante no Brasil, ganhou legalmente o direito de usar o termo champagne em seus produtos. Durante a visitação pode-se aprender as diferenças entre os três métodos de elaboração da bebida (Charmat, Champenoise e Asti) e conferir como eram as primeiras máquinas utilizadas na fabricação.
Depois das Uvas e Vinhos, fondues e natureza
Depois de ficar especialista em vinho, o turista pode continuar a sua viagem realizando alguns passeios imperdíveis na região.
Fonte: qualviagem.com.br/ fotos: Internet
Nenhum comentário:
Postar um comentário