Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Turismo no Brasil - Fernando de Noronha

Fernando de Noronha é um destino bastante requisitado por turistas brasileiros e estrangeiros. O por quê disso? Simples, trata-se de um lugar que proporciona diversas experiências em apenas uma viagem!
Isso mesmo. Existem centenas de motivos para se encantar pelo arquipélago de Fernando de Noronha, que é formado por um conjunto de 21 ilhas que pertencem ao estado de Pernambuco, no nordeste do Brasil. 
fernando_de_noronha_1
Entre elas, há apenas uma que é habitada (em torno de 3 mil moradores), a qual também carrega o nome Fernando de Noronha. As demais ilhas do arquipélago só podem ser visitadas com uma licença oficial do IBAMA.
Esta ilha habitada é relativamente pequena, com apenas 17 km². Mas isso não é um problema, visto que o tempo médio de estadia em Noronha é de cinco dias, permitindo que seja possível desbravar todas as atrações disponíveis no local.
Ir para Fernando de Noronha é, também, uma grande oportunidade de vivenciar a história natural e social do Brasil. Isso se deve ao fato de o arquipélago abranger diversos sítios históricos, como a Vila dos Remédios, as ruínas de São Pedro do Boldró, a vila da Quixaba e o Departamento de Proteção ao Vôo da Aeronáutica. Se você gosta de história, estes lugares podem lhe encantar!
Mergulho em Fernando de Noronha: O que saber antes de praticar
E as praias de Noronha? Elas estão sempre presentes nas listas das melhores do mundo. Além disso, o destino tem um dos melhores pontos de mergulho do Brasil, requisitado tanto por profissionais quanto por quem nunca o praticou. 
Mas você pode estar se perguntando, ainda…

Por quê ir para Fernando de Noronha?

Essa pergunta é fácil de responder! Em Noronha, você pode praticar esportes e atividades ecoturísticas, conhecer a flora e fauna local, visitar os projetos de proteção ambiental da ilha e vivenciar muitos atrativos culturais.
Outros motivos para conhecer Fernando de Noronha é que o lugar é um reduto da natureza selvagem. Isso porque, mesmo após mais de 500 anos de descoberta, o arquipélago continua extremamente preservado. 
Para se ter uma ideia, apenas em meados da década de 1990, iniciou-se a exploração ecoturística da ilha. Mas o intuito de manter a fauna e flora praticamente intactas se mantém, ao longo dos anos. 

A fauna e flora de Noronha



Em Fernando de Noronha, é possível entrar em contato direto com a variada e exótica fauna do arquipélago. E essa oportunidade ocorre porque as suas águas abrigam milhares de espécies de peixes, corais, esponjas e moluscos. Dentre os animais mais queridos dos visitantes de Noronha, podemos destacar:


As Tartarugas marinhas

Em Noronha, pode-se observar de perto as tartarugas marinhas. Principalmente durante os meses de chuva. É neste período que as tartarugas fêmeas ocupam as praias para depositar para fazer a desova.
Projeto TAMAR
Tartarugas marinhas começam o período de desova nas praias do Espírito  Santo - RecordTV - R7 Fala Brasil
As tartarugas-de-pente (Eretmochelys imbricata), espécie extremamente ameaçada de extinção, utilizam o arquipélago de Noronha para crescerem e se alimentarem. É muito comum encontrá-las enquanto se pratica mergulho! 
Conheça Fernando de Noronha em Pernambuco com pacotes de viagem exclusivos
E, em cima desse acontecimento, o Projeto Tamar mantém um belo trabalho de monitoramento das tartarugas-de-pente, na ilha. Além disso, seus pesquisadores desenvolvem palestras gratuitas diariamente sobre as características e importância deste animal para o ecossistema. 

E os golfinhos rotadores

Os golfinhos de Noronha são conhecidos como rotadores por causa dos grande saltos com giro que executam fora d’água.
Na ilha, o melhor lugar para avistá-los em seu ambiente natural é no mirante da Baía dos Golfinhos. Estes animais utilizam essa área para reproduzir e criar seus filhotes. Na parte da tarde, eles se deslocam para alto-mar, para conseguirem se alimentar. A Baía dos Golfinhos é o único lugar do Oceano Atlântico em que os rotadores podem ser vistos em grandes grupos!
Semana do Golfinho tem programação gratuita em Fernando de Noronha | Viver  Noronha | G1
a flora de Fernando de Noronha apresenta espécies predominantes do agreste nordestino. Além disso, abriga outra ocorrência rara no Oceano Atlântico: o mangue insular, um ecossistema singular no mundo, que abriga em seu meio diversas espécies de animais e plantas que dependem dos seus recursos tanto dentro quanto fora d’água.

Fernando de Noronha - Turismo On line
Trazendo estas informações, você pode estar pensando que Fernando de Noronha está sempre cheia de visitantes, que buscam essas experiências únicas com a natureza. 
Mas será que existe períodos de maior ou menor procura por Noronha?
Independentemente do momento escolhido para a viagem, a melhor época para visitar Fernando de Noronha vai ser quando você estiver lá!
Fonte: bonitour.com.br
Para esse passeio inesquecível, procure a Chinatur, que prepara toda a sua viagem, contate o Sokan no e-mail:
sokan@chinatur.com.br  ou  no whatsapp 11 98149-5847

Nenhum comentário:

Postar um comentário