A Maria Fumaça é um dos passeios favoritos de quem vai a Gramado, Bento Gonçalves e outros destinos da Serra Gaúcha.
Maria Fumaça na Serra Gaúcha
A locomotiva movida a vapor percorre um trecho de 23 quilômetros entre Bento Gonçalves e Carlos Barbosa, um roteiro conhecido pelos vinhos, queijos e outras delícias, verdadeiros legados deixados pelos imigrantes italianos. Ao longo do percurso, os vagões do trem viram palco para apresentações artísticas (de música, teatro e dança), que ficam ainda mais animadas após algumas provas de vinhos, espumantes e sucos de uva oferecidos nas estações em que a Maria Fumaça passa.
Cada vagão conta com um funcionário que, munido de um microfone, passa todo o percurso anunciando as atrações que irão se apresentar, chamando atenção para vistas bonitas ao longo do trajeto e, claro, contando um pouco da história da região e da própria Maria Fumaça.
Estação Garibaldi
Quando nos aproximamos de Garibaldi, ouvimos um pouco da história do município. Nesta parada, são servidos espumante moscatel (bem docinho, para os que gostam) e suco de uva – tudo isso embalado com mais música ao vivo.
Parque temático Epopeia Italiana
O relato é das dificuldades deixadas na Itália e das outras tantas enfrentadas ao longo da navegação e também no início da vida no Brasil. É uma forma de entender um pouco mais a história da imigração italiana, que é a marca deste pedaço do sul do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário