Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Passeio com o trem Maria Fumaça: tudo o que você precisa saber sobre a famosa atração da Serra Gaúcha

A Maria Fumaça é um dos passeios favoritos de quem vai a Gramado, Bento Gonçalves e outros destinos da Serra Gaúcha.


Maria Fumaça na Serra Gaúcha

A locomotiva movida a vapor percorre um trecho de 23 quilômetros entre Bento Gonçalves e Carlos Barbosa, um roteiro conhecido pelos vinhos, queijos e outras delícias, verdadeiros legados deixados pelos imigrantes italianos. Ao longo do percurso, os vagões do trem viram palco para apresentações artísticas (de música, teatro e dança), que ficam ainda mais animadas após algumas provas de vinhos, espumantes e sucos de uva oferecidos nas estações em que a Maria Fumaça passa.

Após o percurso completo, os turistas podem ainda assistir a uma peça de teatro de cerca de 40 minutos no Parque Temático Epopeia Italiana (leia mais abaixo). Se a ideia for fazer a Maria Fumaça e também assistir à apresentação cênica.


Cada vagão conta com um funcionário que, munido de um microfone, passa todo o percurso anunciando as atrações que irão se apresentar, chamando atenção para vistas bonitas ao longo do trajeto e, claro, contando um pouco da história da região e da própria Maria Fumaça.

O embarque é tranquilo e super bem orientado por funcionários da empresa que faz o passeio

O percurso tem vários trechos de mata praticamente fechada, em que o verde predomina por todos os lados. Há algumas partes do trajeto em que se passa por áreas urbanas, sobre um viaduto que cruza uma estrada estadual e também por regiões um pouco mais rurais. 


Estação Garibaldi

Quando nos aproximamos de Garibaldi, ouvimos um pouco da história do município.  Nesta parada, são servidos espumante moscatel (bem docinho, para os que gostam) e suco de uva – tudo isso embalado com mais música ao vivo. 




Parque temático Epopeia Italiana

Parque Temático Epopeia Italiana. É hora de assistir a uma apresentação cênica de 40 minutos que, com ajuda de vários cenários, vídeos e personagens, reconta a história da vinda dos imigrantes italianos para a região no fim do século XIX.











O público é convidado a percorrer diversos cenários (que simulam uma embarcação, uma mata fechada e centros de pequenas cidades, com direito inclusive à neve falsa caindo do céu!). Quem conduz o pessoal é um dos protagonistas da “epopeia”, um jovem italiano que, às pressas, casou-se com sua namorada para poder rumar ao Brasil a bordo de um navio.

O relato é das dificuldades deixadas na Itália e das outras tantas enfrentadas ao longo da navegação e também no início da vida no Brasil. É uma forma de entender um pouco mais a história da imigração italiana, que é a marca deste pedaço do sul do país.


Fonte: melhoresdestinos.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário