Cultura tradicional Japonesa
Maiko 舞子 / Gueixa 芸者
As maikos e gueixas (cortesãs japonesas) estão intrinsecamente ligadas à história e cultura tradicional do Japão. Sua maquiagem peculiar, seus lábios vermelhos em forma de coração e sua pele pele branca carregam mistérios que até hoje fascinam muitas pessoas ao redor do mundo. Sua postura é elegante, passiva e recatada, mas ao mesmo tempo sedutora.
Maiko é a aprendiz de gueixa, cujo treinamento começa a partir dos 16 anos. Até se tornar gueixa, leva-se em torno de 5 anos, onde ela terá um treinamento duro para aprender as etiquetas sociais e ganhar habilidades artísticas de música, canto e dança. Seus trajes são diferentes das gueixas e geikos. Além de usarem quimonos com cores mais vivas, o colarinho geralmente é vermelho, enquanto que as gueixas usam cores claras e colarinho branco.
Zazen 坐禅
É basicamente realizada por estar com a postura correta e meditar enquanto controla a respiração, acalmando a mente e o espírito até atingir a iluminação (satori).
O Zen budismo chegou ao Japão no período Kamakura (séculos XII a XIV) e se fortaleceu durante o período Muromachi (séculos XIV-XVI) sob a proteção do xogunato. Esta filosofia espalhou-se entre os samurais e pessoas comuns e muitos templos Zen foram construídos em várias partes do Japão. Vale a pena visitar um templo e passar por essa experiência.
O Japão Moderno e Contemporâneo
Shibuya 渋谷区
Shibuya, um dos bairros centrais de Tokyo é conhecido por ser uma grande referência cultural e tecnológica. Palco de movimentos culturais desde 1970, Shibuya está totalmente imerso na música, moda de rua, além de muitas atrações voltadas especialmente aos mais jovens.
Em Shibuya também está o cruzamento transversal mais famoso do Japão, onde cerca de 500.000 pedestres atravessam diariamente. Nas horas de pico, cerca de 3.000 pessoas atravessam o cruzamento simultaneamente. É nesse bairro que também se encontra a famosa estátua de Hachiko, o cão fiel que inspirou o filme americano “Pra sempre ao seu lado”.
Natureza do Japão
Floresta de Bambu, em Kyoto
Arashiyama está situada a cerca de 10 quilômetros a oeste de cidade de Kyoto. Além de uma beleza natural exuberante, nesta área encontra-se várias atrações gastronômicas, históricas e culturais, como restaurantes, templos e passeios de barco. Próximo dali, em uma área menos turística e mais rural, encontra-se a famosa floresta de bambu Sagano.
A floresta fica ao norte da ponte Togetsukyo e muitos turistas se deslocam até lá para fazer uma caminhada e apreciar a paisagem natural típica do Japão. O bambu tem uma grande importância para o país, não só pelo fato de ser usado na fabricação de muitos produtos como cestas e esteiras como também por representar sorte, força e resistência.
Doro-Kyo Valley
Considerada uma das áreas mais belas do Japão, Doro-Kyo é um grande vale que se espalha através das províncias de Mie, Nara e Wakayama no Parque Nacional Yoshino-Kumano. O vale que se estende por mais de 31 quilômetros ao longo do rio Kitayama-gawa, se caracteriza por ter exuberantes penhascos e formações rochosas, além de muitas cachoeiras.
Passeios de barco é uma das maneiras mais divertidas de explorar local, além de ser adrenalina pura. As cores das florestas exuberantes ao longo do caminho que mudam a cada mudança de estação nos fazem mergulhar ainda nos encantos do local.
Fonte: japaoemfoco.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário