O Conselho de Estado chinês realizou na noite do dia 30 de setembro uma recepção para celebrar o 71° aniversário da fundação da República Popular da China no Grande Palácio do Povo em Beijing. O presidente da China, Xi Jinping, primeiro-ministro Li Keqiang, dirigentes do país e cerca de 500 convidados chineses e estrangeiros estiveram presentes na ocasião.
Diante de impactos graves causados pela epidemia de Covid-19 e recessão econômica mundial, a China tomou uma série de medidas para impulsionar o controle do surto e a recuperação do desenvolvimento socioeconômico. Segundo o premiê Li Keqiang, é importante aprofundar a reforma e promover a abertura ao exterior.
Li Keqiang declarou que o governo chinês continuará implementando firmemente a política de “Um País, Dois Sistemas” e agirá conforme a Constituição e a Lei Básica. O país também aderirá ao princípio de uma só China e ao Consenso de 1992, opondo-se resolutamente a qualquer ato separatista de “independência de Taiwan” e interferência externa.
A China insiste no caminho do desenvolvimento pacífico e defende firmemente sua soberania, segurança e interesses de desenvolvimento, destacou o premiê. O governo chinês também ampliará a cooperação de benefícios recíprocos com outros países, de forma a contribuir mais para a resposta à epidemia e à recuperação econômica mundial.
Tradução: Zhao Yan - Edição: Erasto Santos Cruz
Nenhum comentário:
Postar um comentário