O Bund de Shanghai é um dos espaços mais animados da cidade, uma zona para pedestres com dois quilômetros de extensão que percorre a parte oeste do rio Huangpu.
O Bund é a zona mais transitada da cidade e donde se obtêm as melhores vistas de Pudong – o distrito de negócios onde estão os arranha-céus.
Além de oferecer as melhores panorâmicas da “Shanghai futurista”, o Bund também é famoso pelos seus edifícios, já que são um legado do primeiro distrito comercial de Shanghai. A zona foi conhecida como “Wall Street do Oriente”.
Gótico, românico, neoclássico, barroco e renascentista são alguns dos estilos presentes no Bund. Vejamos os principais pontos turísticos do Bund:
- Aduana: Construído em 1927, o edifício da Alfândega é um dos mais característicos de Bund. O relógio e o sino de sua torre foram construídos na Inglaterra.
- Praça financeira e seu touro selvagem: “Cópia” do Ranging Bull de Wall Street, o Charging Bull de Shanghai representa o poder da China atual.
- Estação meteorológica: Mede 48,8 metros de altura e no final do século XX servia também como farol, guiando os barcos que entravam no porto de Shanghai.
- Monumento aos Heróis de Shanghai: Seus três pilares de 60 metros de altura simbolizam as pessoas que deram sua vida na Guerra do Ópio. Foi construído em 1994.
- Peace Hotel: Com um característico telhado verde, o Peace Hotel é o edifício mais emblemático de Bund. Foi construído em 1930.
- Antigo Palace Hotel: Construído em 1906 para ser um dos melhores hotéis de Shanghai, passou a fazer parte do Peace Hotel em 1949.
- Banco de Hong Kong e Shanghai: Construído em 1921, este chamativo edifício coroado por uma cúpula ainda conserva alguns dos belos murais.
Um passeio imprescindível
É impensável visitar Shanghai e não percorrer o Bund tanto de dia quanto à noite, quando a cidade fica ainda mais bonita. Ao sul da estação meteorológica, você encontrará tanto o porto de ferrys para atravessar Pudong, como os barcos turísticos que percorrem o rio Huangpu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário