Digite aqui o assunto que busca

sexta-feira, 4 de junho de 2021

Turismo - Shirakawa-go – Japão: a aldeia que é Patrimônio Mundial

Esta linda localidade é só um dos locais que você vai visitar durante o passeio que você fizer utilizando o roteiro especial que a Chinatur fez para seus seus Clientes e Amigos, conheça o roteiro no link abaixo: 👇👇👇

Shirakawa-go é uma simpática cidade de montanha, a cinquenta minutos de ônibus de Takayama, na região de Gifu, "Takayama: uma típica cidade do interior do Japão“. A aldeia é conhecida por suas típicas casas em estilo gassho e por sua belíssima paisagem de montanhas e florestas, que representam 96% da área.


Imagem relacionada

Essas tradicionais construções, que deram a Shirakawa-go o título de Patrimônio Cultural Mundial, têm telhado de palha de arroz em forma de triângulo, com inclinação de 60 graus para permitir que a neve pesada – que às vezes chega a quatro metros de espessura – deslize com mais facilidade da cobertura. As palhas são todas presas por amarrações em corda à estrutura de madeira das casas.

Shirakawa-go, Japão

Não se usa prego ou cimento para nada. Suas trocas precisam ser feitas de tempos em tempos por conta do desgaste natural e, quando acontecessem, mobilizam centenas de moradores da região, além de voluntários que vêm de várias partes do país para ajudar. O método de trabalho comunitário compartilhado é um costume de muitos séculos e até hoje ele exerce um importante papel na vida dos moradores de Shirakawa-go.

Shirakawa-go, Japão

As casas maiores da vila têm entre quatro e cinco andares. Antigamente, o primeiro andar era onde viviam as famílias, o segundo quarto dos funcionários, o terceiro área de trabalho, o quarto servia para armazenamento de comida para as épocas de muito frio e o último para criação de bicho da seda.

Shirakawa-go, Japão

MIRANTE DE SHIROYAMA

Um lugar para se ter uma bela vista panorâmica das construções em estilo gassho é o mirante de Shirakawa-go. Logo na entrada da vila há um ponto de ônibus que leva os visitantes até o observatório. A subida leva menos de 10 minutos e a passagem custa 200 yens (cerca de 2 dólares) o trecho.

Shirakawa-go, Japão

GASSHO MUSEUM
Do outro lado da vila, depois de uma ponte suspensa e próximo ao estacionamento dos carros e ônibus de excursão, fica o Gassho Museum, que reúne diversas casas em estilo gassho. Lá eles agruparam diversos tipos de casas diferentes para exibição e preservação de um dos maiores patrimônios de Shirakawa-go. 

Shirakawa-go, Japão
Shirakawa-go, Japão
Para quem quiser fazer a visita, a entrada custa 600 yens (cerca de 6 dólares)

A vila de Shirakawa-go tem uma boa estrutura para turistas, com vendinhas, lojas de souvenirs e restaurantes, muitos deles com um jeito meio caseiro e improvisado, mas nunca desarrumado e desajeitado.
Shirakawa-go, JapãoShirakawa-go, Japão

Apesar do turismo típico e pacato da região, caminhar sem roteiro e sem preguiça por toda a vila é a melhor forma de descobrir os seus cantinhos mais vazios e tranquilos. Ver a agricultura local, os espantalhos das plantações, as casas de moradores, as bicicletas e os brinquedos nas portas, as roupas penduradas no varal é sentir a alma de Shirakawa-go.

Shirakawa-go, Japão

Shirakawa-go, Japão

Fonte: lávainana

www.chinatur.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário