Digite aqui o assunto que busca

quarta-feira, 7 de julho de 2021

Taj Mahal reabre as portas, em meio à queda de casos de coronavírus

 

Monumento faz parte da lista do patrimônio mundial da Unesco
é ponto turístico mais visitado do país

O Taj Mahal foi construído para eternizar a memória da esposa amada do imperador Mughal Shah Jahan e demonstrar seu grande amor. Nesse artigo conto a história do Taj Mahal desde o início, desde quando os dois se conheceram.

A construção do Taj Mahal


A construção levou mais de 20 anos (de 1631 e 1652). A perfeição e complexidade de sua arquitetura faz com que o Taj seja uma das maiores construções realizadas pelo homem. Uma verdadeira obra prima!

20 mil trabalhadores foram empregados trazidos de várias cidades do Oriente, inclusive artesãos da Ásia Central, do Irã e até da Europa foram chamados. Mais de 1000 elefantes foram usados para transportar os materiais para a construção, que tem custo estimado em mais de US$ 800 milhões de dólares.

Uma curiosidade interessante é que muitas famílias dos trabalhadores permanecem em Agra até hoje. Seus descendentes continuam praticando o ofício do trabalho com pedras e mármores, e Agra virou uma cidade de mercados locais e de artesãos que se firmaram por lá desde que seus ancestrais foram trazidos para a região na época da construção do Taj Mahal.

A arquitetura

A palavra que melhor define a arquitetura do Taj Mahal é “simetria”. O monumento é perfeitamente simétrico. Essa ideia foi levada tão a sério, que foram construídas duas mesquitas nas laterais da tumba, uma espelhando a outra, para que, quem olhasse o complexo de frente visse dois prédios exatamente iguais ao lado do mausoléu. As mesquitas, construídas em arenito vermelho, foram erguidas em direção a Meca.

O palácio (que na verdade é um mausoléu) é todo revestido em mármore branco e ornamentado com pedras preciosas e semipreciosas. São mais de 28 tipos de pedras que decoram as paredes em formas de flores. As pedras vieram de vários lugares no mundo como a jade e o cristal vindo da China, a pedra turquesa do Tibet e o lápis lazúlis do Afeganistão. Infelizmente muitas pedras foram roubadas durante as várias invasões e ocupações que a Índia sofreu ao longo de sua história.


Fonte: viagenseoutrashistorias.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário