Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de novembro de 2021

COMO É A VIAGEM NO SHINKANSEN, O TREM BALA DO JAPÃO

 

Estando no Japão, é praticamente obrigatório viajar de trem bala, afinal, onde mais a gente teria a oportunidade de viajar no Shinkansen? 

É importante ter em mente que viajar de trem bala no Japão é mais caro do que o avião. O Shinkansen não é um transporte barato, entretanto, ele é extremamente eficiente, além de ser uma oportunidade única.


COMO É VIAJAR DE TREM BALA NO JAPÃO

A estação do trem bala e o embarque

O Shinkansen parte da Tokyo Station, localizada bem no coração de Tóquio. 

A Tokyo Station é uma estação gigantesca, de lá saem várias linhas de trem para todos os cantos do Japão, para o aeroporto de Narita, além das linhas do metrô.

E dentro da Tokyo Station fica a estação do Shinkansen, é só procurar os letreiros indicando Tōkaidō Shinkansen. Quem comprou a passagem ponto a ponto, basta inserir o bilhete na catraca e retirar o bilhete do outro lado. Se você comprou o Japan Rail Pass, é só mostrar para o atendente ou guarda que fica na catraca para ele liberar o acesso.


Dentro da estação basta consultar as telas indicando a plataforma da qual partirá o seu trem. A estação é super cheia, como a maioria dos lugares em Tóquio, mas existem algumas salinhas de espera fora da bagunça. Recomendo subir para a plataforma uns 20 minutos antes da partida.


Neste momento é preciso ficar esperto, pois como o trem é enorme, com mais de 16 vagões, é preciso saber qual é o seu vagão. 

O Shinkansen tem vagões com lugares reservados (reserved) e vagões com lugares não reservados (non-reserved). Quem comprou a passagem ponto a ponto com reserva de assento, no bilhete vem escrito o número do vagão e a sua poltrona. No piso da plataforma existem alguns adesivos indicando a posição o seu vagão. 

Vagão com lugares reservados

Se você está viajando com o Japan Rail Pass sem marcação de poltrona ou com o bilhete ponto a ponto também sem marcação de poltrona, é só procurar os vagões “non-reserved” e escolher qualquer lugar.

A viagem de trem bala

As poltronas são largas e confortáveis, o layout interno é de 3 poltronas de um lado e 2 do outro. As poltronas tem mesinhas e tomadas elétricas. Alguns trens tem internet wi-fi. Dentro do trem tem venda de snacks e algumas bebidas.


O trem sai pontualmente e ele faz duas paradas ao longo do caminho, uma em Yokohama na região metropolitana de Tóquio e outra parada em Nagoya. Mas é tudo bem rápido. No sentido de Tóquio para Kyoto, tente sentar do lado direito do trem, é o lado que fica o Monte Fuji. O monte vai aparecer uns 40 minutos depois de Tóquio. 


O trem passa dos 300km/h, mas ele pode chegar aos 500km/h, é realmente bem rápido. Por outro lado é super estável. Não balança nada, a sensação é semelhante a um avião sem turbulência.

A viagem de trem bala de Tóquio até Kyoto leva 2h15 minutos, uma distância de 478km.

Fonte: vounajanela.com/japao

Nenhum comentário:

Postar um comentário