Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de novembro de 2021

O EXTRAORDINÁRIO Pavilhão DOURADO na cidade de KYOTO no Japão

 

O complexo do Pavilhão Dourado, ou Kinkaku-ji (金閣寺), cujo nome oficial é Rokuon-ji, possui muitos elementos como fontes, jardins e pequenos templos. Contudo, o personagem estrelado deste belo lugar é o edifício que popularizou todo o espaço: o Pavilhão Dourado.


O acesso às bilheterias do Pavilhão Dourado

Adentrando o Pavilhão Dourado

Belo caminho arborizado para a entrada do complexo do Pavilhão Dourado

O mapa do Complexo do Pavilhão Dourado

Entrada

clique na imagem...

Primeiros personagens de Kinkaku-ji

Caminho para o Pavilhão Dourado 

Passando pelo Portão Tang em seguida se depara com uma belíssima estrutura, em madeira escura e telhado curvo nas pontas. Este interessante, fluido e levíssimo prédio chama-se Hojo: a antiga residência para os principais sacerdotes dentro do Complexo Kinkaku-ji.

Hojo

O extraordinário Pavilhão Dourado


Pavilhão Dourado, majestoso, magnífico, elegante e solitário. Indiferente à multidão que o olha, ele parece meditar, imerso em outro mundo. 


3 pisos em estilos diferentes formam o Pavilhão Dourado

clique na imagem...

Um paraíso na terra


Os jardins que cercam Kinkaku-ji
Cercado pelo verde das belas árvores japonesas, com o monte Kinugasa ao fundo.


O Pavilhão Dourado é um templo zen budista que possui três estilos arquitetônicos em formato de cascata: o primeiro andar, de madeira e paredes de gesso branco, possui estilo Shinden, típicos do período Heian (século VIII ao século XII) e é conhecido como Hôsuiin (“Templo de Dharma da Água”).

O nome foi emprestado da capital japonesa à época – Heian-Kyo, a atual Kyoto. Foi um período marcado pelo prodígio nas artes, especialmente literatura e poesia. Além disso, foi neste período que o budismo e taoísmo ganharam força.

O segundo andar possui estilo Bukke, que era usado em residências dos samurais, chamado Chôondô (“Gruta das Ondas Sonoras”). Seu exterior é inteiramente recoberto por folhas de ouro.



O terceiro e último andar, conhecido como o Kukkyôchô (“Soberba Vértice”) foi construído ao modo Salão de Buda Zen. É revestido por dentro e por fora de folhas de ouro. No telhado está uma fenghuang dourada (fénix chinesa).


O Pavilhão Dourado que vemos hoje é uma réplica exata do original, completamente destruído por um incêndio criminoso atribuído a um monge que, acredita-se, tinha transtornos mentais, em 1950.

Casa de Chá dentro do complexo do Pavilhão Dourado


Templo Kinkaku  casa de chá Sekka tei Kyoto Japão 



Fonte: espiandopelomundo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário