Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de novembro de 2021

O FANTÁSTICO MUSEU DE ARTE ISLÂMICA DE DOHA, NO QATAR


O Museu de Arte Islâmica já impressiona a distância, basta uma simples caminhada pelo Corniche para que ele prenda a nossa atenção. 


De linhas retas – uma das características da arte islâmica – o museu é um projeto do arquiteto Ieoh Ming Pei. Que em seu portfólio tem a Pirâmide do Louvre em Paris. Ming Pei viajou pelo mundo estudando a arte islâmica para criar o museu que ele considerou a sua maior obra, a sua Monalisa.

Em um pequeno país como o Qatar, mas gigante em superlativos, a escolha do local de construção do Museu de Arte Islâmica foi feita meticulosamente. Ieoh Ming Pei teve várias opções à sua disposição, mas ele queria algo único e uma ilha artificial foi construída para abrigar o museu.

Pátio com vista para o skyline de Doha

A razão, é para que nada – até mesmo em um futuro muito distante – fosse obstruir a frente do museu. E suas enormes janelas laterais emolduram o passado e o futuro do Qatar. De um lado vemos o Souq Waqif e o porto dos Dhow – barcos que os antigos cataris se aventuraram por meses no mar na colheita de pérolas. E nas outras janelas se vislumbra o moderno skyline de Doha, é o futuro! O Museu de Arte Islâmica de Doha é uma ponte entre o passado e o futuro do Qatar. 

Passado, presente e futuro

Se do lado de fora o Museu de Arte Islâmica de Doha já impressiona, é quando entramos nele que o nosso queixo cai e se fica por longos segundos sem palavras.

A  tradição artística do mundo islâmico cria ricos ornamentos altamente geométricos e simétricos. Com a evolução nos séculos, essa arte passou a ficar cada vez mais detalhada e aprimorada pela matemática contemporânea e recentemente por programas de computador, que fornecem ferramentas para criar variações modernas destes ornamentos históricos. 


E esses padrões estão em todos os lugares, no Museu de Arte Islâmica de Doha, a geometria está em todos os lugares. Basta olhar com cuidado pelo imenso hall central e a sua fantástica escada. A arte islâmica e a geometria estão em todos os lugares, observe a simetria dos desenhos, o piso formando padrões que parecem subir pelas paredes e atingir os andares superiores. Um verdadeiro presente para os olhos.


O ACERVO DO MUSEU DE ARTE ISLÂMICA


Com uma construção tão impressionante assim, um risco é que a embalagem chame mais atenção do que o conteúdo. Mas o Museu de Arte Islâmica foi desenhado de uma forma a valorizar ainda mais as peças nele expostas.

A coleção do museu tem peças de diversas partes do mundo islâmico, do Oriente Médio a África, Europa e Ásia. Tapeçarias lindíssimas, pinturas, louças, porcelanas de séculos de história e jóias, muitas jóias. Muitas peças faziam parte da coleção particular da família Al Thani, que são os governantes do Qatar.

Galerias internas do MIA

Uma parte do museu mostra astrolábios islâmicos, além de muitos instrumentos de navegação, de geometria e matemática. O astrolábio é um instrumento naval antigo, que era usado para medir a altura dos astros acima do horizonte. 

Muitas jóias

COMO VISITAR O MUSEU DE ARTE ISLÂMICA


O Museu de Arte Islâmica fica no Corniche, pertinho do Souq Waqif. Em breve poderá ser acessado pela estação Souq Waqif (Gold Line) do novíssimo metrô de Doha que está sendo construído para a Copa de 2022 e já tem algumas estações em funcionamento.


IMAGENS DO MUSEU DE ARTE ISLÂMICA

Detalhe do teto

MIA Park

O skyline visto do MIA Park

Fonte: vounajanela.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário