Digite aqui o assunto que busca

sexta-feira, 12 de novembro de 2021

Perfil: Xi Jinping, o homem que lidera o PCCh em nova jornada


Poucos partidos políticos no mundo inteiro poderiam ter uma história tão longa e um período ininterrupto tão longo de governança do Estado. O PCCh tem sido o partido no poder da China por 72 anos. Atualmente, Xi é o núcleo da liderança do PCCh. Antes dele, gerações de lideranças coletivas centrais se estenderam por décadas com Mao Zedong, Deng Xiaoping, Jiang Zemin e Hu Jintao como representantes-chefe.

Desde que foi eleito secretário-geral do Comitê Central do PCCh em novembro de 2012, Xi tem sido visto como um homem de determinação e ação, um homem de pensamentos e sentimentos profundos, um homem que herdou um legado mas ousa inovar, e um homem que tem visão prospectiva e está comprometido a trabalhar incansavelmente.

Sob sua liderança, a China está se tornando um país poderoso e agora está entrando em uma era de força, segundo o Channel News Asia.

Xi Jinping faz um importante discurso em uma cerimônia para marcar o 100º aniversário da fundação do Partido Comunista da China em Beijing, capital da China, em 1º de julho de 2021. (Xinhua/Ju Peng)

CAMINHANDO COM O POVO

Em setembro, durante uma inspeção à vila de Gaoxigou, na Província de Shaanxi, noroeste do país, Xi parou em terras agrícolas para verificar as plantações e conversar com os aldeões que trabalhavam nos campos. Xi saudou as realizações do alívio da pobreza local. Gaoxigou era uma aldeia pobre; hoje é próspera graças aos incansáveis esforços dos quadros e aldeões.

Foi em 1974, em Liangjiahe, Shaanxi, a cerca de 150 quilômetros de Gaoxigou, que Xi se juntou ao Partido. Ele tinha apenas 15 anos de idade quando chegou a Liangjiahe em 1969 como um "jovem educado". Ele passaria os sete anos seguintes vivendo na pequena aldeia no rural Planalto Loess; ao final de um dia de trabalho, ele retornaria à sua primitiva casa na caverna e dormiria em uma simples cama de barro. Levaria 38 anos e vários postos de trabalho em vários níveis da hierarquia do Partido até que fosse elevado ao cargo mais alto.

Depois de ingressar no PCCh, Xi se tornou secretário do Partido em Liangjiahe. Expondo seu calibre, um de seus colegas da aldeia disse que Xi "trabalhava conscienciosamente, tinha muitas ideias e podia unir a população e os quadros".

Recordando seu tempo na aldeia pobre, Xi disse que o que ele queria mais do que tudo era possibilitar que os aldeões "tivessem carne em seus pratos".

Em seu tempo livre, o jovem Xi devorava o máximo de livros que podia. Em particular, ele leu Das Kapital três vezes; suas reflexões sobre o trabalho seminal encheram 18 cadernos.

Seu pai, Xi Zhongxun, estava entre a primeira geração de líderes centrais do PCCh. Xi Jinping evocava com frequência a sabedoria que lhe foi transmitida pelo ancião Xi. Inspirado por um livro escolar muito amado, ele decidiu que carregaria a tocha revolucionária desde tenra idade.

Em 1975, Xi foi admitido na prestigiosa Universidade Tsinghua em Beijing. Após se graduar, ele trabalhou pela primeira vez no escritório geral da Comissão Militar Central antes de se mudar para Zhengding, um distrito na Província de Hebei, no norte do país, em 1982.

Aos 59 anos de idade, Xi foi elevado ao cargo mais alto do Partido em novembro de 2012. Cerca de um mês depois, ele enfrentou o frio do inverno para visitar os aldeões pobres em Hebei. Sentado com eles, Xi perguntou sobre sua renda, e se eles tinham comida suficiente e colchas e carvão suficiente para se manterem aquecidos durante o inverno. Xi disse que seu coração afundou quando viu que alguns aldeões ainda estavam lutando para sobreviver.

Xi Jinping visita aldeões carentes na aldeia de Luotuowan, na vila de Longquanguan, distrito de Fuping, Província de Hebei, norte da China, em 30 de dezembro de 2012. (Xinhua/Lan Hongguang)

FORTALECENDO O PARTIDO

O ano de 2021 é também o nono ano da campanha anticorrupção de Xi, a mais extensa da história chinesa. Não dá sinais de afrouxamento.

Mais de 20 funcionários e executivos de alto escalão do setor financeiro foram punidos ou investigados este ano. E nos últimos 30 dias ou mais, um ex-funcionário de nível ministerial no departamento de aplicação da lei do governo central foi investigado enquanto um outro foi punido.

Quando Xi foi eleito secretário-geral do Comitê Central do PCCh, a China já era a segunda maior economia do mundo. Ainda assim, enfrentou desafios internos.

"Os fatos provam que, se a corrupção se espalhar, acabará levando à destruição de um partido e à queda de um governo", disse Xi em um aviso severo.

Nos últimos nove anos, mais de 400 funcionários de nível ministerial ou superior foram punidos ou investigados, incluindo um ex-membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do PCCh e dois ex-vice-presidentes da Comissão Militar Central. De 2014 a 2020, mais de 8.300 fugitivos foram repatriados de mais de 120 países e regiões.

"Em um momento essencial, Xi virou a maré", disse um editorial da mídia estrangeira.

Xi ordenou esforços para "fechar o poder na gaiola dos controles sistêmicos". Ele também liderou o estabelecimento da Comissão Nacional de Supervisão. Todos os funcionários do setor público foram colocados sob supervisão após a reforma da supervisão.

Em outubro de 2017, o Pensamento de Xi Jinping sobre o Socialismo com Características Chinesas para Uma Nova Era foi oficialmente instituído no 19º Congresso Nacional do PCCh. O pensamento foi consagrado no Estatuto do PCCh e na Constituição da China.

TORNANDO A CHINA FORTE

Após a Guerra do Ópio de 1840, a China foi gradualmente reduzida a uma sociedade semicolonial e semifeudal. Foi intimidada por potências estrangeiras e sofreu com a pobreza e fraqueza.

"Que humilhação! A China foi pisoteada naquela época", disse Xi ao relembrar aquela parte da história.

O PCCh foi fundado em 1921 para mudar a situação.

Xi acredita que a revitalização exige um design estratégico e trabalho árduo. Ele assumiu a liderança por ser um homem de ação. Só em 2019, ele participou de mais de 500 eventos importantes. Seu itinerário de trabalho abrangeu fins de semana de cerca de 30 semanas naquele ano. Ele revisou cada esboço dos principais planos de reforma.

Embora Xi tenha pouco tempo para si, ele consegue encontrar tempo para nadar. Isso e o trabalho físico durante sua juventude garantiram que ele tivesse vigor suficiente para lidar com os assuntos do Partido, do governo e do exército. Mais importante, ele é movido por um senso de missão.

"A felicidade é alcançada através do trabalho duro", disse ele.

Xi Jinping inspeciona uma escola primária da vila de Laoxian, distrito de Pingli, cidade de Ankang, Província de Shaanxi, no noroeste da China, em 21 de abril de 2020. (Xinhua/Xie Huanchi)

"Xi absorve conhecimento suficiente dia a dia, por isso é impossível enganá-lo com mentiras ou se gabando. Temos que ser honestos ao nos reportarmos a ele", disse Zhang Mengjin, um ex-colega de Xi na Província de Zhejiang.

Quando os Estados Unidos iniciaram uma guerra comercial contra a China, ele elaborou a estratégia de que a China não quer uma guerra comercial, mas não tem medo dela e lutará em uma, se necessário.

Ele também disse que fortalecer o diálogo e a cooperação é a única escolha certa para os dois países. "O vasto Oceano Pacífico tem espaço suficiente para os dois grandes países China e Estados Unidos", disse Xi.

Na véspera do Ano Novo Lunar de 2020, com a epidemia de COVID-19 nublando as festividades, Xi passou uma noite sem dormir. No dia seguinte, ele convocou uma reunião da liderança do Partido para discutir a resposta do país. Antes da reunião, Xi havia tomado a decisão de aumentar as restrições ao movimento de pessoas e aos canais de saída em Hubei e Wuhan. O tempo mostrou como essa abordagem rígida era a única opção viável.

Xi Jinping fala com um paciente e profissionais médicos por vídeo no Hospital Huoshenshan em Wuhan, Província de Hubei, no centro da China, em 10 de março de 2020. (Xinhua/Ju Peng)

ABRINDO NOVOS CAMINHOS DA REFORMA

Quando Xi assumiu o cargo como secretário-geral do Comitê Central do PCCh, a força da China havia aumentado significativamente após mais de 30 anos de reforma e abertura. No entanto, não foi isento de problemas, incluindo pressão para baixo sobre a economia, disparidades de riqueza, danos ambientais e tensão social. As reformas também encontraram alguma resistência. Era necessária uma abordagem mais científica de alto nível.

Xi projetou um modelo chinês de modernização caracterizado por um caminho de desenvolvimento inovador, coordenado, verde e aberto para todos.

Xi Jinping aplaude o pessoal premiado com medalhas durante uma grande reunião para celebrar o 40º aniversário da reforma e abertura da China no Grande Palácio do Povo, em Beijing, capital da China, em 18 de dezembro de 2018. (Xinhua/Xie Huanchi)

Funcionários e especialistas que participaram do projeto e das avaliações disseram que Xi conduziu pessoalmente a pesquisa e tomou decisões, facilitando muitos avanços. Por exemplo, a nova proposição "deixar o mercado desempenhar o papel decisivo na alocação de recursos" resultou da decisão vital de Xi.

Para reverter o dano ambiental, Xi exigiu que as fábricas poluidoras resolvam os problemas ou enfrentem o fechamento. Ele emitiu uma proibição à pesca por 10 anos para proteger o rio mais longo da China, o Yangtzé. Ele deu seis instruções para demolir mansões ilegalmente construídas nas Montanhas Qinling, lar de pandas gigantes e muitos outros animais selvagens raros.

Xi Jinping se inteira sobre a conservação ecológica das Montanhas Qinling na Reserva Natural Nacional de Niubeiliang, Província de Shaanxi, noroeste da China, em 20 de abril de 2020. (Xinhua/Ju Peng)

Em 2021, a China ficou em 12º lugar no Índice Global de Inovação, superior ao Japão, Israel e Canadá. É o maior receptor de investimento estrangeiro direto e o maior mercado consumidor do mundo.

Até agora, a conquista mais impressionante na nova era foi a realização da primeira "meta centenária", ou seja, a construção de uma sociedade moderadamente próspera em todos os aspectos, disse Liu Ronggang, outro pesquisador do Instituto de História e Literatura do Partido do Comitê Central do PCCh.

O termo moderadamente próspero, ou "Xiaokang" em chinês, origina-se do Livro das Canções da China antiga. É uma aspiração a uma vida confortável apreciada pelo povo chinês há milhares de anos.

Nos últimos nove anos, cerca de 100 milhões de pessoas foram tiradas da pobreza extrema.

Xi Jinping embarca no porta-aviões Shandong e revista a guarda de honra em um porto naval em Sanya, Província de Hainan, sul da China, em 17 de dezembro de 2019. (Xinhua/Li Gang)

CONTRIBUINDO PARA A COMUNIDADE GLOBAL

Xi tem estado na vanguarda dos esforços da China para se engajar e contribuir com a comunidade global.

"Tudo o que nós comunistas chineses fazemos é para melhorar a vida do povo chinês, renovar a nação chinesa e promover a paz e o desenvolvimento para a humanidade", disse Xi.

Altay Atli, um estudioso baseado em Istambul, Turquia, notou que há uma transformação da participação da China nos assuntos internacionais, sejam econômicos ou diplomáticos, sob a liderança de Xi, e que o mundo está testemunhando a emergência de um grande país com influência global.

"O mundo é tão grande, com tantos desafios, e é impossível que a voz da China não seja ouvida, as ideias de solução da China não sejam compartilhadas, e o envolvimento da China não seja necessário", disse Xi.

Em 2013, Xi apresentou o conceito de "construir uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade".

Xi Jinping faz discurso "Trabalhar Juntos para Construir uma Comunidade com um Futuro Compartilhado para a Humanidade" no Escritório das Nações Unidas em Genebra, Suíça, em 18 de janeiro de 2017. (Xinhua/Rao Aimin)
 Xi Jinping foi o primeiro chefe de Estado chinês a participar do Fórum Econômico Mundial em Davos. 

Até 2019, 180 países tinham estabelecido relações diplomáticas com a China, um aumento acentuado em relação a cerca de 30 nos anos 50. Nos últimos anos, cinco países da América Central e da região do Pacífico estabeleceram ou retomaram os laços diplomáticos com a China.

"Temos amigos em todos os cantos do mundo", disse Xi.

Ao se encontrar com a chanceler alemã Angela Merkel por videoconferência em outubro, Xi a chamou de uma velha amiga: "O povo chinês valoriza a amizade; não esqueceremos os velhos amigos e manteremos sempre a porta aberta para você".

"Precisamos 'dar as mãos' um ao outro em vez de 'deixar ir'. Precisamos 'derrubar paredes', não 'erguer paredes'", disse ele.

Xi Jinping preside a Cúpula Extraordinária China-África sobre a Solidariedade contra a COVID-19 e faz um discurso em Beijing, capital da China, em 17 de junho de 2020. (Xinhua/Ding Haitao)

CUMPRINDO NOVAS MISSÕES

O PCCh planeja realizar a revitalização nacional por meio de duas metas, conhecidas como "duas metas centenárias".

Em primeiro lugar, a modernização socialista deve ser "basicamente realizada" até 2035 e, em segundo lugar, a China deve ser construída em um grande país socialista moderno que seja próspero, forte, democrático, culturalmente avançado, harmonioso e bonito até meados do século XXI, na altura do centenário da República Popular da China.

Xi descreveu o século passado do PCCh como "um milagre histórico" e expressou confiança de que a revitalização da nação chinesa está se concretizando. No entanto, ele também alertou que não é hora para indecisões. "Neste momento crítico, não devemos parar, hesitar nem esperar", disse Xi.

Ele alertou que alcançar a revitalização nacional não será um passeio no parque, e os próximos testes só serão mais complexos.

"Realizar este grande sonho exige uma grande luta", disse Xi Jinping.


Fonte: Xinhua | 2021-11-06 08:27:22 | Editor: huaxia
http://www.news.cn/english/2021-11/06/c_1310293742.htm (na íntegra)

www.chinatur.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário