Mesmo do outro lado do planeta, o Japão é um país tão interessante e pitoresco, que reflete algumas influências em nós aqui, no Ocidente. Apesar de muito diferente, a cultura e a gastronomia japonesa estão presentes em nosso dia a dia, bem mais do que notamos.
A oportunidade de conhecer algumas cidades do Japão é mais que uma viagem exótica, é uma lição de vida!
Tokyo é uma cidade que já se reinventou duas vezes. Primeiro, após um terrível terremoto em 1923. Depois, com os bombardeios da Segunda Guerra Mundial. Apesar do passado sofrido e perdido nos escombros, em cerca de 50 anos Tokyo se tornou uma das mais incríveis cidades do Japão, a mais populosa e a mais segura do planeta e, segundo a última eleição da revista britânica Monocle, a capital japonesa é a melhor cidade do mundo para viver.
Os arranha-céus, a tecnologia ultramoderna e os letreiros em neon, dos bairros centrais de Shibuya e Shinjuku, trazem essa sensação caótica, mas as casinhas e ruas ao estilo Japão antigo, de Asakusa, os templos budistas e xintoístas, o transporte público pontual e eficiente, a limpeza, a organização, a educação e a gentileza dos japoneses.
Para descobrir o que a noite de uma das mais alucinantes cidades do Japão reserva, passeie pelas ruas estreitas do descolado e boêmio Shimokitazawa e conheça seus bares, restaurantes, cafés, casas de shows e brechós. Nas ruas movimentadíssimas de Shibuya e Shinjuku, o dia é das compras nas muitas lojas, mas a noite é animada com karaokês, bares e clubes noturnos. Outro endereço para compras é Harajuku, que além de grifes famosas, como Prada e Louis Vuitton, tem lojas de novos estilistas, brechós e shoppings.
A culinária é um dos fortes do Japão, e em Tokyo não faltam ótimos restaurantes que, claro, como boa megalópole que é, proporciona uma viagem pelos sabores do mundo todo. Bons restaurantes estão espalhados por toda a cidade, mas um bairro com grande concentração é o Roppongi, que também embala muitas noitadas.
Uma Tokyo natural e zen também existe e pode ser encontrada no bairro de Ueno, que tem muitos templos lindíssimos, como o budista Kiyomizu Kannon-do, o Benten-do, que fica situado em uma ilha no Lago Shinobazu, e o Santuário de Yushima Tenmangu.
O bairro abriga também o Parque Ueno, com o zoológico mais antigo do Japão. E, isso são apenas algumas das atrações que você não pode perder na mais incrível das cidades do Japão.
Kyoto: o Japão que desejamos ver!
Uma das cidades do Japão que o viajante mais consegue vivenciar a cultura nipônica é Kyoto, a antiga capital japonesa. Quem gostou dos templos de Tokyo, vai amar Kyoto! São mais de mil, e é um mais deslumbrante que o outro.
Reserve um bom tempo para sentir a atmosfera de paz e apreciar os inúmeros detalhes da arquitetura. O mais famoso e visitado é o Kiyomizu-dera que, situado no topo de uma montanha, tem uma fonte com águas consideradas sagradas e, que, claro, todos querem um golinho.
Também é imperdível o suntuoso Kinkaku-ji, todo coberto em folhas de ouro, no meio de um lago cercado por um lindo jardim.
Fushimi Inari Taisha, um dos santuários xintoístas mais emblemáticos das cidades do Japão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário