Cozinha de Sichuan
Sichuan Cuisine, ou seja, pratos de estilo Sichuan, é uma das quatro grandes cozinhas tradicionais chinesas. Possui um rico repertório que une destaques de diversos métodos culinários. É conhecido em todo o país e em todo o mundo por sua maneira excepcional de cozinhar e temperos soberbamente picantes.
Como a culinária chinesa mais exclusiva, a culinária de Sichuan usa principalmente uma variedade de ingredientes comuns, enfatizando uma sensação de entorpecimento, tempero e aroma. Mesmo em pratos escalfados simples, pode-se detectar um toque de tempero. Os pratos mais conhecidos incluem: Carne de Porco Desfiada em Molho de Alho, Frango Kung Pao, Peixe Cozido na Água, Filetes Cozidos na Água, Carne Fatiada / Tripa / Língua de Boi em Molho de Pimenta, Frango Frito Picante, Mapo Tofu, Cozido Duplo Pork e Dongpo Pork Knuckle, para citar alguns.
Chengdu, capital da província de Sichuan, onde a culinária de Sichuan se originou, foi declarada como uma das cidades gastronômicas do mundo pela UNESCO.
cozinha cantonesa
Uma das Oito Tradições Culinárias da Cozinha Chinesa, a cozinha cantonesa, nomeadamente a cozinha de Guangdong, originou-se na província de Guangdong, com categorias como cozinha Guangzhou, cozinha Chaozhou e cozinha Dongjiang, etc., entre as quais a cozinha Guangzhou é a mais influente.
A cozinha cantonesa privilegia a seleção de materiais premium com ênfase na qualidade e sabor original dos ingredientes principais. Nos sabores leves, o umami pode ser encontrado. O estilo possui uma grande variedade e engenhosa aplicação de ingredientes, guarnições e decoração bonitas e coloridas, além de uma variedade impressionante de pratos. Na Exposição de Pratos Clássicos e Dim Sum de Guangzhou, em 1965, foram apresentados ao todo 5.457 pratos. A cozinha é ajustada de acordo com a estação atual: os sabores são mais leves no verão e outono e mais fortes no inverno e na primavera. Além disso, o equilíbrio entre cores, aromas, sabores e apresentação também é enfatizado.
Em 1º de dezembro de 2014, Shunde em Guangdong ganhou a honra de ser listada pela UNESCO como "Cidade da Gastronomia", tornando-se a segunda cidade chinesa com este título. Shunde também é berço de chefs chineses. A cozinha de Chaozhou, um ramo da cozinha cantonesa, participou duas vezes da Expo 2012 em Yeosu Korea e da Expo 2015 em Milão, para representar o patrimônio cultural imaterial da arte culinária chinesa.
Cozinha Fujian
A cozinha Fujian é uma das Oito Tradições Culinárias da Cozinha Chinesa, misturando a cultura Han da Planície Central com a do reino Minyue durante o período de primavera e outono. É conhecido pelo uso de diversos frutos do mar e iguarias da floresta. A cozinha de Fujian enfatiza cores, aromas, mistura de sabores e apresentação, e atenção especial é dada aos "aromas" e "mistura de sabores". É conhecido por ser leve mas saboroso, suave e rico, carnudo, aromático e leve, com destaque para a versatilidade de caldos e sopas, conquistando um lugar próprio no mundo da cozinha e gastronomia chinesa.
Os pratos de Fuzhou são refrescantes e leves, muitas vezes com sopas para acentuar sua qualidade umami, e usam uma grande variedade de frutos do mar e iguarias da floresta; Os pratos do sul de Fujianese (a região ao redor de Quanzhou, Xiamen e Zhangzhou) apresentam temperos e condimentos que melhoram a qualidade e o sabor do umami; Os pratos ocidentais de Fujianese (a região ao redor de Changting e Ninghua) costumam ser levemente salgados e picantes, com ingredientes produzidos principalmente nas montanhas que destacam as características geográficas próximas. A cozinha de Fujian tem três características definidoras: o tempero de arroz vermelho fermentado; preparação de sopas; e o uso de uma mistura de vinagre e açúcar.
Culinária de Shandong
Como uma das quatro grandes cozinhas tradicionais chinesas, a cozinha Shandong pode ser dividida em pratos Jinan, pratos Jiaodong, pratos Kongfu (família de Kong, descendente de Confúcio) e outros estilos regionais, entre os quais os pratos Jinan são os mais exemplares, com mais de 50 métodos de cozimento. É justo dizer que a culinária de Shandong possui a mais longa história e as técnicas mais diversas e sofisticadas entre todas as variedades regionais da culinária chinesa.
Apresenta temperos puros e autênticos, sabor salgado, frescor, maciez e crocância, dando atenção aos caldos leves e leitosos, sendo os primeiros claros e frescos e os segundos brancos e ricos.
A cozinha de Shandong enfatiza ingredientes de qualidade, usando sal para realçar o sabor umami e sopa para reforçá-lo. No que diz respeito aos temperos, o sabor puro, salgado e fresco é o mais valorizado, respeitando plenamente os sabores originais dos ingredientes. A maioria dos pratos usa cebolinha, gengibre e alho para realçar os sabores.
Esta escola de culinária é particularmente adepta de bao (fritar com altas temperaturas) e ba (assar). Bao envolve fritura rápida em óleo quente em altas temperaturas. Refogar envolve marinar os ingredientes, aplicar a massa e fritar os dois lados até dourar, depois cozinhar em fogo baixo para que o líquido seja reduzido a uma consistência cremosa.
Cozinha Anhui
A cozinha Anhui, também conhecida como "cozinha estilo Anhui" ou "estilo Huizhou", é uma das oito tradições culinárias da culinária chinesa. Ele se concentra em refogar, estufar e cozinhar no vapor, em vez de fritar com altas temperaturas e fritar. Enfatiza óleo, cores e controle de calor. Segue a prática de aplicar os princípios da Medicina Tradicional Chinesa às escolhas alimentares, característica que diferencia a culinária Anhui de outras cozinhas.
Refogar vermelho é uma técnica de culinária importante, com "vermelho" representando a cor do açúcar, uma técnica que requer excelentes habilidades de controle de calor. O óleo usado na culinária é o óleo de colza extraído manualmente da colza cultivada pelos habitantes locais. Materiais de madeira são usados liberalmente, como carvão para cozinhar, lenha para cozimento rápido e casca de árvore para cozimento lento.
O ambiente geográfico e cultural de Anhui adiciona uma dimensão especial à culinária de Anhui.
Culinária de Hunan
A cozinha de Hunan, ou "cozinha Xiang", é derivada da área de Xiaoxiang (a região de "lagos e rios" no centro-sul da China que mais ou menos corresponde à atual província de Hunan), é uma das Oito Tradições Culinárias da Cozinha Chinesa .
A culinária de Hunan apresenta um processo de preparação complicado e delicado, rica variedade de ingredientes e uma variedade caleidoscópica de sabores e diversos pratos e categorias. É conhecido pela acessibilidade, o uso liberal de óleo, cores profundas, aromas frescos, especiarias e texturas macias. As técnicas comuns de cozimento incluem cozinhar a fogo brando, estufar, fumar, cozinhar no vapor e fritar.
O tema dos pratos de Hunan são sabores fortes que despertam nosso apetite por arroz. Muitos nativos de Hunan não gostam de comer alimentos muito apimentados, mas o fazem de qualquer maneira, principalmente para comer mais arroz. Por esse motivo, a culinária de Hunan é frequentemente combinada com arroz.
A culinária de Hunan possui uma história impressionantemente longa. A sua génese remonta à Dinastia Han, quando já tinha atingido um nível bastante elevado de requinte culinário. O sabor é predominantemente salgado, azedo e picante e confere um sabor montanhoso e rural distinto. A culinária de Hunan é composta principalmente de pratos de Changsha e Hengyang. A unidade entre as percepções gustativas e visuais e a harmonia das cores, a mistura de sabores, aromas, apresentação e texturas são vitais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário