Dia escolhido para abertura para convidados foi no último palíndromo da década: 22/02/2022
Uma das atrações mais esperadas do ano acaba de abrir as portas. Foi inaugurado em Dubai o Museu do Futuro, num edifício que faz jus ao nome e com exposições que tentam simular a vida no distante ano de 2071. Erguida numa terra de superlativos, a nova atração se autointitula "o prédio mais lindo da Terra". Por fora, a estrutura oval de fato chama a atenção, com 77 metros de altura, peças de aço inoxidável e "estampa" com caligrafia árabe, reproduzindo poemas do xeque Mohammed Bin Rashid Al Maktoum, que é primeiro-ministro e vice-presidente dos Emirados Árabes Unidos.
Por dentro, há exposições como a que reproduz o dia a dia dentro de uma imensa estação espacial em 2071 e a recriação digital de uma floresta tropical.
Interior do Museu do Futuro, que acaba de abrir em Dubai Foto: CHRISTOPHER PIKE / REUTERS
Distribuídas em sete andares do prédio, as projeções e exposições imersivas levam o visitante a refletir sobre o planeta, o que estamos fazendo com ele, como serão os dias no futuro, diante de desafios que a Terra e a sociedade estão enfrentando, e qual o papel da tecnologia na construção de um novo mundo. É o que se vê, por exemplo, em uma delas, chamada de "Tomorrow Today". "Para reimaginar o futuro, precisamos estar abertos a novas possibilidades. Junte-se a nós em uma jornada para 2071. Seja pioneiro ao projetar novos mundos e formas de vida e, assim, transformar o mundo de hoje para melhor", diz o site do museu, aberto à visitação a partir do dia (23/02), das 10h às 18h.
A ideia de imaginar o futuro passa longe do pessimismo no museu. A proposta é divertir adultos e crianças e fazer pensar, mas mirando um mundo melhor. "Somos o lar de uma imaginação otimista, comprometida com um futuro mais sustentável para todos. Nosso objetivo é inspirar e capacitar as pessoas a moldar positivamente o próximo capítulo da Humanidade", diz o material de divulgação da instituição. "Nosso objetivo é trazer luz para os momentos sombrios: em tempos de ansiedade e cinismo em relação ao futuro, estamos mostrando que as coisas podem e devem progredir", continua o material institucional.
Visitantes em um dos ambientes do Museu do Futuro, em Dubai Foto: CHRISTOPHER PIKE / REUTERS
Daí a missão de abordar assuntos ligados ao meio ambiente e à ciência, como fontes de energia renováveis e riscos do aquecimento global, mas também exibir atrações ligadas a áreas como filosofia e espiritualidade. Alguns ambientes, portanto, esbanjam luzes e efeitos especiais, enquanto outros são um convite ao relaxamento e à contemplação.
Mulher em um dos ambientes do Museu do Futuro, em Dubai Foto: CHRISTOPHER PIKE / REUTERS
Fonte: O Globo
23/02/2022 - 14:01/Vídeo: YouTube
Nenhum comentário:
Postar um comentário