Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de junho de 2022

Japão - O que ver e fazer em Kyoto, a mais tradicional cidade do Japão

 



Kyoto, é uma cidade japonesa que fica a cerca de 470 km de Tokyo, no Japão. Durante mais de um milênio, a cidade foi capital do país e por isso reúne templos incríveis e é o berço, digamos assim, da tradição e da cultura japonesa tão admirada mundo afora.


Kyoto hoje é uma cidade com excelente estrutura turística, que tem construções admiráveis, espaços verdes e ótimos passeios ao ar livre. Muitas pessoas pensam que é um lugar pequeno e do interior, mas o que encontram não é bem isso. São cerca de 1,5 milhões de habitantes em uma cidade que conta com sistema de transporte muito eficiente (que inclui trens, metrô e ônibus), ótimos hotéis, variedade de restaurantes e muitas lojas!

A cidade tem, sim, a sua face histórica e ela é linda! Na verdade, é curioso como uma cidade pode ser tão antiga, ter construções de séculos atrás, e, ao mesmo tempo, ser moderna e ter tanto preparo para os visitantes. É uma característica do Japão, na verdade, ter uma infra-estrutura invejável. O antigo e o novo convivem em harmonia na cidade.


Kyoto está localizada a Oeste de Tokyo, a cerca de 470 km da capital japonesa, que podem ser percorrido em uma viagem de trem que dura em torno de 80 minutos nos trens mais rápidos.

O aeroporto de grande porte mais próximo de Kyoto é o Aeroporto de OsakaKaisai International Airport, a cerca de 100 km da cidade e que opera diversos voos internacionais e domésticos diariamente. 

Tokyo


O que fazer em Kyoto

As principais atrações de Kyoto são os seus templos e santuários, cada um deles com uma história própria, uma arquitetura diferente e um valor único para a cidade.

 Entre os passeios imperdíveis estão os templos Kiyomizu-Dera e o maravilhoso Kinkaju-ji, que tem pintura de ouro, além do Fushimi-Inari-Taisha Shrine, com centenas de toriis (portal xintoísta). Também vale a pena reservar um tempo para ir ao bambuzal de Arashiyama e passear pelas ruas centrais de Kyoto e visitar os distritos de Gion e Hagashiyama.

Kinkaju-ji

bambuzal de Arashiyama

Gion

Hagashiyama

Kiyomizu-dera

Um dos importantes templos de Kyoto, o Kiyomizu-dera é daqueles lugares que você não deve deixar de conhecer ao longo da viagem, mesmo que o tempo seja curto. O templo fica em uma montanha e tem uma enorme varanda sustentada por colunas de madeira com 13 metros de altura. A partir da varanda, é possível admirar a paisagem da cidade de Kyoto. 


Fushimi-Inari-Taisha

O santuário Fushimi-Inari-Taisha é um dos locais que mais reúne turistas em Kyoto! O lugar é lindo e desperta muita curiosidade. Construído em homenagem ao deus do arroz e sakê, esse santuário possui atrás dos edifícios principais, um caminho com mais de 5.000 toriis laranjas, que são tradicionais portais xintoístas. 


Templo Kinkaku-Ji

O Kinkaku-Ji é um templo é  conhecido como “Templo do Pavilhão de Ouro”, porque sua estrutura é revestida por ouro. O templo está cercado por jardins e na sua frente fica um lago, que reflete a imagem dourada da construção. É uma das principais atrações de Kyoto, que se destaca dos demais templos da cidade pela seu revestimento em ouro e que se tornou um dos cartões-postais do país.


Templo Ginkaku-ji

Conhecido também como “Pavilhão Prateado”, o templo zen Ginkaku-ji é um belo exemplo da arquitetura japonesa. Ele foi construído nas montanhas da cidade, e está situado entre jardins japoneses que ficam muito bonitos durante a primavera e o outono — a visita, então, contempla não apenas a vista do templo, mas um passeio por seus jardins. 


Templo Kodai-ji

O templo tem salas bonitas e bem decoradas e em seus arredores ficam jardins zens, cujas folhas das árvores se colorem durante o outono. Um jardim de pedras e uma pequena floresta de bambus também fazem parte do passeio por esse templo. Há algumas áreas do templo que podem ser conhecidas internamente.


Templo Nanzen-ji

Localizado próximo ao centro da cidade e muito visitado por turistas, o templo budista Nanzen-ji foi construído inicialmente como uma vila imperial e posteriormente transformado em templo. Ele é um dos mais importantes templos do país e faz parte de um grande complexo, que inclui ao menos 12 sub-templos em seus arredores. O lugar é realmente muito bonito, tem um aqueduto próximo e está cercado por árvores.


Castelo Nijo-jo

Utilizado como residência do xógun Tokugawa Ieyasu, cuja família comandou o Japão por mais de 260 anos, o castelo Nijo é a exemplificação de força e poder. O Castelo ocupa um enorme espaço na área central da cidade e também foi utilizado como palácio imperial. Construído em alto paredão de pedras, cercado por jardins e por árvores como as cerejeiras, o castelo chama a atenção por sua arquitetura.


Floresta de bambus de Arashiyama

Arashiyama é um dos distrito de Kyoto e um local que guarda uma atração linda: uma floresta de bambus! A floresta não é gigante, mas tem uma quantidade grande de árvores e um caminho em seu interior, que rende belíssimas fotos. Quando o vento bate nas folhas dos bambus, o lugar fica ainda mais incrível, com um som bem relaxante!


Gion

Com suas casinhas antigas em estilo japonês Gion é onde você poderá, com muita sorte – muita sorte mesmo – se deparar com uma gueixa, que diferentemente do que muitas pessoas pensam não tem nada a ver com prostituição. Kyoto é uma cidade tradicional na formação de gueixas, que é uma profissão rara atualmente, onde as mulheres estudam assuntos relacionados à arte, música e dança. Para saber mais sobre as gueixas, visite o Gion Corner ou vá ao lindo espetáculo Miyako Odori, que acontece alguns meses por ano.


Nikishi Market

O Nishiki Market é um mercado tradicional localizado na área central de Kyoto. Ele é muito legal para conhecer a gastronomia local e ver mais de perto os alimentos que os japoneses compram em seus mercados. 


Philosopher’s Path

Philosopher’s Path (Caminho do Filósofo) é um caminho ao longo de um canal entre os templos Ginkaku-ji e Eikan-do. Ao longo de toda a extensão desse caminho existem centenas de cerejeiras, a árvore pela qual os japoneses são apaixonados e que ao florescer marca o início da primavera no país. A beleza das árvores todas floridas é indescritível e um momento muito especial para os japoneses, que fazem pique-nique sobre as árvores!


Quando ir a Kyoto – melhor época

Kyoto é uma cidade para ser visitada e revisitada em qualquer momento do ano! Como as estações são bem marcadas por lá, cada uma delas poderá oferecer experiências distintas. Se não se importar em conhecer a cidade um pouco mais cheia de visitantes, visite Kyoto durante a época em que as árvores de cerejeiras florescem, é realmente maravilhoso!

Fonte: melhoresdestinos.com.br/Fotos: Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário