Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de julho de 2022

Guia de viagem de trem no Japão

Artigo de Tim Hornyak.

Não é exagero: o Japão tem uma das melhores redes de transporte ferroviário do mundo. Comparado a muitos países, o Japão possui viagens ferroviárias notavelmente eficientes, pontuais, confiáveis, limpas e, em muitos casos, econômicas. O país também possui alguns dos trens tecnologicamente mais avançados do mundo.

Andar no Shinkansen é uma brisa e uma maravilha de eficiência operacional


Antes de andar nos trilhos no Japão, um pouco de preparação ajudará bastante a tornar sua viagem o mais tranquila possível. Este artigo irá guiá-lo através das noções básicas de andar de trilhos no Japão e também dizer tudo o que você precisa saber para tornar sua viagem suave e agradável.

Navegação

Ao usar trens japoneses, você precisará saber para onde está indo e como chegar lá. A maneira mais rápida de fazer isso é se você tiver uma conexão com a internet para verificar sua rota e um cartão pré-pago para a tarifa. Para viagens intermunicipais, incluindo viagens para Shinkansen, você precisará comprar passagens em papel, a menos que tenha um passe de trem.

Viagens locais

Para encontrar a melhor rota para o seu destino, use aplicativos como Hyperdia ou Google Maps , que fornecerão rotas e tarifas quando você conectar seus pontos de partida e chegada.

Hyperdia é um serviço muito útil para encontrar as melhores rotas de trem


Digamos que você queira ir do aeroporto de Haneda para a estação de Tokyo. Colocar esses termos no Hyperdia lhe dará a rota mais rápida: pegar a Linha Keisei até a Estação Shinagawa e depois transferir para a Linha Yamanote antes de chegar a Tokyo. O aplicativo também informa que a viagem leva 37 minutos e o custo. Em seguida, você tem que pagar a tarifa. Se você for fazer mais de três viagens localmente, não se preocupe com os bilhetes de papel. Obtenha um cartão inteligente.
Não importa onde você obtenha seu cartão IC, eles podem ser usados ​​em qualquer lugar do Japão

Se você está começando em Tokyo, você vai querer obter um cartão pré-pago Pasmo ou Suica, que podem ser usados ​​na maioria dos principais sistemas de transporte no Japão. Se você estiver na área de Osaka e Kyoto, precisará obter um cartão Icoca, que também pode ser usado na maioria dos sistemas de trânsito no Japão.

Obtendo e usando um cartão pré-pago

Vá a um banco de máquinas de venda automática de bilhetes em uma estação e procure os logotipos dos cartões inteligentes locais. Pressione o botão de idioma ou a opção de menu na máquina ou na tela sensível ao toque e siga as instruções. Você terá que colocar 1.000 ienes para comprar um cartão inteligente, e 500 ienes desse total serão um depósito reembolsável.

Obtenha seu cartão IC em muitas máquinas JR, metrô ou outras máquinas de passagens ferroviárias


Para usar o cartão, basta tocar ou acenar com um leitor de cartão nos portões de entrada. Em muitos casos, seu saldo será exibido na tela do portão. Quando você precisar recarregá-lo, basta ir a uma máquina de venda automática de ingressos e selecionar “carregar”. Para reembolsos de depósitos, dirija-se a uma bilheteria.

Empresas ferroviárias

Grupo JR

A Japan Railways (JR) é um grupo de seis operadores ferroviários regionais de passageiros. As ferrovias JR são importantes para lembrar por causa da popularidade e valor do Japan Rail Pass, que os viajantes podem usar nelas.

  • JR East cobrindo a região de Tóquio e a parte nordeste da Ilha de Honshu até e incluindo a Prefeitura de Aomori

  • JR Central cobrindo a área de Nagoya e a parte central de Honshu

  • JR West cobrindo as áreas de Kyoto e Osaka e a parte ocidental de Honshu até e incluindo a Prefeitura de Yamaguchi
  • JR Shikoku cobrindo a Ilha Shikoku no oeste de Honshu

  • JR Hokkaido cobrindo Hokkaido, a principal ilha japonesa mais setentrional
  • JR Kyushu cobrindo a Ilha Kyushu, a principal ilha japonesa mais ao sul

Outros operadores ferroviários

Além da JR, existem muitos operadores ferroviários que são ótimos para passear pelo Japão. No entanto, eles não aceitam o Japan Rail Pass. Os de maior interesse para os viajantes são:

Odakyu oferece trens da Estação Shinjuku de Tóquio para o oeste até Odawara e a região de águas termais de Hakone. O trem expresso limitado Romancecar é uma maneira muito popular de chegar a Hakone. Odakyu oferece o Hakone Freepass, que é válido por dois ou três dias para viagens em trens Odakyu e outros meios de transporte para e em torno de Hakone. 

Keio opera trens da Estação Shinjuku de Tóquio para o oeste até o Monte Takao (Takaosan), um popular passeio de um dia para caminhadas. 

Tobu oferece trens da Estação Asakusa de Tokyo para o norte para Nikko e Kinugawa Onsen. Nikko abriga um belo complexo de templos, santuários e patrimônios mundiais da UNESCO. 

Keisei opera trens do Aeroporto de Narita a leste de Tóquio para a Estação Keisei-Ueno de Tóquio. 

A Hankyu opera trens da Estação Hankyu Umeda de Osaka para o norte até a Estação Kawaramachi de Kyoto, bem como para o oeste até a Estação Hankyu Kobe-Sannomiya em Kobe.

Keihan opera trens da Estação Sanjo de Kyoto para a Estação Yodoyabashi de Osaka. 

Kintetsu opera trens da estação de Kyoto para Nara e Yoshino na província de Nara, estação Osaka-Namba em Osaka, bem como Ise, Toba e Kashikojima na província de Mie. 

Hanshin opera trens da Estação Hanshin Umeda de Osaka para a Estação Motomachi de Kobe e a Estação Sanyo-Himeji perto do Castelo de Himeji. 

Nankai tem trens indo da Estação Nankai Namba de Osaka para o sul para o Aeroporto Internacional de Kansai, bem como a Estação Gokurakubashi, uma porta de entrada para o Monte Koya (Koyasan) na província de Wakayama. O Monte Koya é uma coleção de mosteiros, templos e santuários, incluindo locais do Patrimônio Mundial da UNESCO, em um ambiente montanhoso. 


Passes de trem

Passe de trem do Japão para todo o país

Japan Rail Pass – O famoso Japan Rail Pass é obrigatório para muitos viajantes que visitam o Japão. Ele dá aos usuários acesso a todos os serviços JR em todo o país, incluindo Shinkansen (com exceção dos serviços Nozomi e Mizuho) e trens expressos, expressos, rápidos e locais limitados. 


Passes ferroviários regionais

Existem passes de trem disponíveis para cada região no Japão e incluem:

JR Tokyo Wide Pass : Válido por três dias em todos os trens em Tokyo e na região de Kanto (exceto serviços Tokaido Shinkansen). 

Alpine-Takayama-Matsumoto Area Tourist Pass : Permite viagens ilimitadas em trens expressos e mais lentos JR limitados de Nagoya, Matsumoto, Takayama e Toyama para a Rota Alpina Tateyama-Kurobe, que consiste em funiculares, ônibus e outros meios de transporte que atravessam o Japão Alpes. 


Trem bala Shinkansen e outras viagens intermunicipais

Se você estiver viajando de uma cidade para outra no Japão, o trem geralmente é a melhor escolha. Liderados pelos serviços de trem-bala Shinkansen, as viagens de trem de longa distância costumam ser surpreendentemente confortáveis ​​e agradáveis.

Trem bala Shinkansen

Andar no Shinkansen é uma brisa e uma maravilha de eficiência operacional. As linhas de trem bala se estendem por grande parte do país, da ilha de Honshu a Kyushu e Hokkaido. Eles conectam cidades como Tokyo e Kyoto em menos de duas horas e 17 minutos no serviço mais rápido da Tokaido Shinkansen Line, o Nozomi; os serviços Hikari e Kodama levam 27 e 35 minutos a mais, respectivamente.

As linhas de trem-bala se estendem por grande parte do país, da ilha de Honshu a Kyushu e Hokkaido


Para viajar no Shinkansen, você precisará de bilhetes em papel ou de um Japan Rail Pass . Para cada trecho de viagem, você geralmente recebe dois bilhetes de papel: um que é sua tarifa básica e outro que é sua tarifa expressa limitada.

Fonte: japanstation.com/guide-to-rail-travel-in-japan/

Escolha o roteiro para Japão


Nenhum comentário:

Postar um comentário