Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de julho de 2022

Usando o trem no Japão - Guia Para Usar O JR Pass

 


Visitando o Japão, mas não tem certeza se precisa comprar aquele passe de trem caro que todos falam? 

O famoso Japan Rail Pass, ou JR Pass, dá aos viajantes um bilhete dourado para passear pelo Japão e economizar muito dinheiro fazendo isso. Faça um deslocamento entre Tokyo , Hiroshima e Hokkaido simplesmente mostrando o passe para a equipe da estação de trem e você está pronto para ir.


O que exatamente é o JR Pass?

O Japão tem mais de 100 companhias ferroviárias, sendo uma das maiores o Japan Railways Group, ou JR para abreviar. E são responsáveis ​​por emitir esses cobiçados JR Passes, que devem funcionar em todos os trens no Japão e podem ter um custo-benefício incrivelmente bom.


O passe oferece viagens ilimitadas nas linhas de trem JR e alguns ônibus e balsas dentro de um determinado número de dias. Também pode ser usado em alguns shinkansen (trens-bala) que o levarão de um lado do Japão para o outro.

No entanto, ele vem com certas restrições das quais você deve estar ciente e pode não ser necessariamente adequado para todos os viajantes.

Só pode ser usado em trens JR


Primeiramente, esses passes não funcionam em todos os trens no Japão! Existem cerca de nove empresas ferroviárias privadas além da JR apenas em Tóquio. Se o seu destino for na linha Keikyu ou na linha Odakyu, você terá que pagar mais.

Vale a pena o JR Pass?


Imagine que você está vindo para o Japão por uma semana. Seu avião chega ao aeroporto de Haneda em Tóquio, onde você ficará por três dias. Então você vai para Osaka por dois dias, Kyoto por um dia e volta para Tokyo para pegar seu voo para casa.

Viaje entre as três cidades via shinkansen o custo será bem menor.


O preço de algumas viagens de trem bala equilibrará o custo do JR Pass, sem dúvida.

Com o JR Pass de sete dias, você também pode fazer uma parada em Nara ou Nagoya ao longo do caminho, além de trens locais nessas cidades também estarem cobertos (desde que você use a linha JR).


Dicas para usar o JR Pass

Se você decidir obter o passe, aqui estão algumas dicas para usá-lo.

  • Planeje sua rota com antecedência


GoogleMaps, Hyperdia e o aplicativo Japan Travel by Navitime são seus amigos de planejamento.

  • Esteja ciente de que você está pegando o trem-bala correto


O passe cobre viagens ilimitadas no shinkansen, excluindo os trens Nozomi e Mizuho! Se você estiver indo de Tokyo a Kyoto, o passe cobrirá a viagem no shinkansen Hikari, não no shinkansen Nozomi.

Qual é a diferença? Pegar o shinkansen Hikari o levará a Kyoto 20 minutos mais lento que o shinkansen Nozomi. Isso é legítimo a única diferença. 

  • Compre com antecedência

Este passe é apenas para turistas e você deve comprá-lo antes de desembarcar no Japão. Compre online e você receberá um voucher de confirmação que você trocará quando estiver no Japão.

Há muitos lugares para trocar o voucher pelo real , mas geralmente é feito no aeroporto na chegada.

  • Tenha sempre seu passaporte com você

Você precisará fornecer seu passaporte durante a troca do voucher, o que significa que os residentes do Japão não podem usá-lo. Você também não pode obter um reembolso ou substituição se perder seu JR Pass, então é melhor cuidar bem dele!


Tecnicamente, seu passaporte deve ser usado em conjunto com seu JR Pass e você pode ser solicitado a apresentá-lo a qualquer momento.

  • Obter um cartão IC

Quer você decida comprar o JR Pass ou não, com certeza coloque as mãos em um cartão IC super útil, que vai te poupar de ter que comprar uma passagem toda vez que você quiser pegar o trem.

Carregue seu cartão IC com dinheiro e use-o para entrar e sair de estações de trem e ônibus. Você pode facilmente comprar um em quase qualquer máquina de bilhetes.

Os cartões IC também são amplamente aceitos em lojas de conveniência, armários de moedas e algumas máquinas de venda automática se você estiver sem dinheiro.

Lembre-se de que o passe JR é válido a partir do dia em que você começa a usá-lo e, se você começar a usá-lo tarde da noite, ainda contará como um dia inteiro.

Fonte: travel.gaijinpot.com/a-guide-to-using-the-jr-pass/

www.chinatur.com.br

Sugestões de roteiros, podendo ser combinados com outros destinos. 

Não deixe de falar com Chinatur para personalizar seu roteiro







Nenhum comentário:

Postar um comentário