O fato de que este trem-bala pode se autodirigir é bastante notável. Mas no meio do passeio de 56 minutos, ele passa por outra maravilha da engenharia: a Estação Badaling Great Wall (Grande Muralha de Badaling, na tradução livre).
Concluída em 2019, a estação fica a poucos passos da entrada de Badaling, a seção mais popular da muralha centenária.
Para proteger o monumento icônico de danos estruturais, a linha férrea e a estação que a acompanha foram construídas bem fundo no subsolo.
Preservando a Grande Muralha
Enterrada a 102 metros abaixo do solo e cobrindo uma área de mais de 36 mil metros quadrados, a estrutura de três andares é considerada a maior e mais profunda estação ferroviária subterrânea de alta velocidade do mundo.
Construir uma estação tão complexa, que inclui um sistema de túneis de 12 quilômetros de extensão, sob um Patrimônio Mundial da Unesco, não foi tarefa fácil.
De acordo com a mídia estatal chinesa, os engenheiros usaram um detonador eletrônico para cronometrar com precisão os explosivos até o milissegundo.
Foi a primeira vez que essa tecnologia foi usada na China e permitiu que os trabalhadores mantivessem uma velocidade de vibração abaixo de 0,2 centímetros por segundo.
Isso significa que cada explosão foi calculada com precisão para garantir que o impacto não fosse mais forte do que um único passo dado na Grande Muralha.
Começando em 2016, a construção do túnel e da estação levou cerca de três anos para ser concluída.
A ferrovia de alta velocidade encurta a viagem de cerca de uma hora e meia – com congestionamento do tráfego pode tornar esse tempo muito mais longo – entre a capital da China até a parte da Grande Muralha em Badaling para quase 27 minutos.
A estação fica a poucos minutos da estação do teleférico da Grande Muralha e a cerca de 800 metros do ponto de partida da Grande Muralha em Badaling.
É também o lar da segunda escada rolante mais longa da China, com 88 metros de comprimento e 42 metros de altura.
Devido à distância da entrada até a plataforma do trem, o portão da estação é fechado aos clientes 12 minutos antes da partida do último trem, em vez dos usuais cinco minutos em outras estações na China, para garantir que os passageiros tenham tempo suficiente para fazer o caminho através da estação gigante.
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário