Oshino Hakkai (忍野八海) é uma pitoresca Aldeia japonesa aos pés do Monte Fuji. Localizada na província de Yamanashi, entre os Lagos Kawaguchi e Yamanaka, a região é famosa por suas fontes de águas subterrâneas cristalinas. São oito lagoas alimentadas pelo derretimento da neve das encostas da montanha, tão puras que são chamadas de “Primavera de Deus”.
Consideradas sagradas, era comum durante o Período Edo (1603 – 1868) as pessoas se banharem nessas águas como forma de purificação antes de subir ao topo do Monte Fuji. As lagoas, segundo o folclore japonês, estão relacionadas aos “Oito Reis Dragões”. Pela beleza de seus cenários naturais e a qualidade se suas águas, o local foi designado como Tesouro Natural Nacional do Japão.
Toda área da atual vila era um grande bacia d’água conhecida como Lago Utsu. No entanto, há cerca de 1200 anos, as lavas de uma grande erupção do Monte Fuji dividiram o lago em dois, dando origem ao Lago Oshino e o Lago Yamanaka. Ao longo dos séculos, o Lago Oshino secou, porém, nascentes de águas subterrâneas da montanha resultaram em oito pequenas lagoas. Cercadas por plantas, muitas das lagoas são profundas, e repletas de peixes. Esta área de beleza cênica é conhecida hoje por Oshino Hakkai.
A beleza das oito lagoas de Oshino Hakkai durante as quatro estações do ano em Yamanashi
Toda neve que derrete do Monte Fuji leva cerca de décadas para filtrar através das camadas de lava porosa, resultando em nascentes de água doce pura e cristalina que formaram e abastecem as oito lagoas: Deguchi-ike, Choshi-ike, Okama-ike, Sokonashi-ike, Waku-ike, Shobu-ike, Kagami-ike e Nigori-ike. Dentre as oito lagoas nomeadas conforme suas características, uma das mais famosas é Waku-ike “Quadro perfeito”, que faz referência ao cone invertido do Monte Fuji refletido em suas águas, é conhecida pela qualidade e clareza da água de sua nascente da qual pode-se ver as rochas de lava no fundo da lagoa. A lagoa Sokonashi-ike, que significa literalmente “Lagoa sem fundo”, recebeu esse nome devido à capacidade da densidade de suas águas arrastarem coisas para suas profundezas.
Já as águas do Lago Kagami são consideradas turvas, mas, esta condição permite refletir a imagem do Monte Fuji logo acima, resultando em belas imagens. Outro lago de águas turvas é Nigori-ike “Lago Turvo”, porém, na primavera, torna-se mais límpido. A primavera também brinda com suas belas flores de Iris o Lago Shobu. Um dos mais curiosos é Choshi-ike, o lago assim foi nomeado por lembrar uma bandeja de cabo longo.
Considerada a menor das oito lagoas, Okama-ike “Lagoa Chaleira”, a pequena lagoa ganhou esse título devido suas quentes e borbulhantes águas. Por outro lado, apesar de isolado das outras lagoas, Deguchi-ike apresenta a maior área. Reza a lenda, que você será capaz de chegar ao topo da montanha em segurança, se levar água do lago em sua escalada.
Oshino Hakkai oferece ainda Museu, Lojas, Restaurantes, além de tradicionais Ryokan
Próximo a Deguchi-ike, o visitante encontra também o Hannoki Bayashi Shiryokan; pequeno museu construído ao ar livre, uma das suas principais características é a arquitetura rural com o tradicional telhado de palha (yazukuri). O edifício apresenta utensílios domésticos, ferramentas, armas e armaduras que contam a história dos samurais na região. Além deste, a vila termal oferece ainda ryokan (tradicionais pousadas japonesas), restaurantes e lojas de souvenires com alimentos e artesanatos regionais.
Devido a beleza natural, qualidade, quantidade e estado de conservação de suas águas, em 1934, Oshino Hakkai foi nacionalmente designado como Monumento Natural. Assim como, a área também foi reconhecida como ativos parciais de Patrimônio Mundial do Monte Fuji.
Fonte: https://cacadoresdelendas.com.br/japao
Nenhum comentário:
Postar um comentário