Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de agosto de 2022

OS MAIS BELOS JARDINS DE FLOR DE LÓTUS NO JAPÃO

 As flores (花 | Hana) estão vigorosamente presentes durante as quatro estações do ano no Japão. Na Terra do Sol Nascente, um país onde o moderno está em constante contraste com as memórias do passado, a beleza e variedade das delicadas pétalas carregam milênios de história e profunda simbologia. 

Na cultura japonesa, sua imagem retém grande importância, desde antigos tempos as flores são usadas para transmitir mensagens sutis, esta linguagem silenciosa é chamada de “Hanakotoba” (花言葉 | Linguagem das Flores). Entre as mais veneradas espécies, está a bela Flor de Lótus ‘Hasu’ (蓮 | ハス | Lótus).

A flor é muito apreciada não só no território nipônico, mas por todo o Oriente. Segundo sua simbologia, a flor de lótus (hasu-no-hana) representa a criação, fertilidade, pureza e superação, uma vez que emerge da água parada; a flor, mesmo fundada na lama, continua crescendo até, finalmente, alcançar o topo em direção ao brilho do Sol, florescendo na superfície com absoluta beleza.


Durante os meses quentes do verão, as cores e aroma das majestosas ‘hasu’ podem ser apreciadas, especialmente, nas manhãs de julho a agosto, quando suas pétalas se abrem vigorosamente banhadas pelo orvalho da noite exibindo toda sua exuberante beleza. 

Lago Shinobazu (Tokyo)


O Lago Shinobazu (不忍池 | Shinobazu no Ike), localizado no Parque Ueno de Tokyo, é conhecido como um dos melhores locais para apreciar as exuberantes flores de lótus, o cenário proporciona uma atmosfera relaxante em contato com a natureza que contrasta com os modernos prédios da agitada vida urbana. No centro do lago encontra-se o templo Bentendō dedicado à Benzaiten, deusa budista das artes, do conhecimento e da sabedoria, acredita-se que orar por sua bênção concede sorte nos estudos acadêmicos e sucesso nos exames.

Parque Hanahasu (Fukui)


No Parque Hanahasu (花はす公園 | Hanahasu Koen), em Fukui, são cultivadas flores de 130 variedades e provindas de várias partes do mundo que florescem em profusão em meados de julho, apresentando, em vastos campos, milhares de flores de lótus para deleite dos visitantes.

Jardim Botânico Aquático Mizunomori (Shiga)


O “Jardim Botânico Aquático Mizunomori” (草津市立水生植物公園みずの森 | Kusatsu Shiritsu Suiseishokubutsu Kōen Mizunomori), localizado na Província de Shiga, é especializado em plantas aquáticas, sendo conhecido, principalmente, por sua grandiosa exibição de flores de lótus, concebendo cenários esplendorosos que parecem verdadeiras pinturas.

Templo Tosenji (Nagano)


O Templo “Tosenji” (稲泉寺), localizado na Vila Kijimadaira em Nagano, é também conhecido como o “Templo das Flores de Lótus”. O local possui cerca de 100.000 lótus, especialmente, da categoria “lótus Oga” (大賀蓮) com aproximadamente 2.000 anos de história.

Jardim “Korakuen” no Castelo Okayama (Okayama)


O Jardim “Kōrakuen” (後楽園), construído em 1700, aos pés do Castelo de Okayama é um dos três grandes jardins do Japão, o local possui um dos mais encantadores jardins de flores de lótus.

Kencho-ji (Kanagawa)


O Templo “Kencho-ji” (建 長 寺), localizado em Kamakura na Província Kanagawa, é considerado o berço do Zen Budismo no Japão. Durante as quatro estações, o lugar se enche de cores extravagantes, desde os tons rosa das abundantes flores de lótus e flores de cerejeira cobrindo todo o caminho até o grande portão até as folhas carmim e camélias tingindo o cenário de intenso vermelho.

Santuário Iga Hachimangu (Aichi)


O Santuário Xintoísta “Iga Hachimangu”(伊賀八幡宮), na cidade de Okazaki na Província Aichi, é um dos locais mais procurados para a apreciação das flores de lótus. Durante os meses de junho a julho, a superfície do lago sagrado preenche-se de belíssimas flores de lótus, criando cenários mágicos.

Além da beleza e simbologia da bela flor de lótus (花 | Hana), suas raízes (renkon), por exemplo, podem ainda serem usadas como alimento, sendo apreciadas em diferentes pratos dentro da tradicional e vasta gastronomia japonesa.

Fonte: cacadoresdelendas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário