Quando a primavera chega à cidade de Asahi, na província de Toyama, as multidões são atraídas pelas cerejeiras, tulipas e flores de canola que desabrocham juntas no sopé de uma montanha ainda coberta de neve – um cenário colorido conhecido como “Quarteto da Primavera”.
Em japonês, esse cenário é chamado de Asahi Funakawa “Haru no Shijyuso” あさひ舟川「春の四重奏」ou Asahi Funakawa “Spring Quartet”. O “Quarteto da Primavera” se refere às camadas de cores que compõe esse cenário único localizado próximo aos Alpes do Norte do Japão.
As fileiras de cerejeiras ao longo de um trecho de 1,2 km do rio Funakawa florescem ao mesmo tempo que as tulipas e as flores de canola (colza), conhecidas no Japão como “nanohana“.
Este panorama de delicadas flores de cerejeira rosa, tulipas vermelhas, brancas e amarelas e flores de colza amarelas brilhantes, com o Monte Asahi-dake coberto de neve (elevação de 2.418 metros) como pano de fundo atrai muitos visitantes todos os anos ao pitoresco e idílico local.
Essa fazenda é Tulist Yamazaki. Seu proprietário, Yamazaki Hisao, ao ouvir os idosos locais que sentiam falta de cultivar variedades de tulipas que floresciam ao mesmo tempo que as flores de cerejeira, decidiu adquirir uma variedade de floração da Holanda e tentou cultivá-las.
Essas tulipas floresceram ao mesmo tempo que as flores de cerejeira pela primeira vez em 2009. Desde então, Yamazaki plantou sementes de colza, que também florescem na mesma época, e trabalhou para cultivar essas flores criando os cenários em mente – como se ele estivesse pintando um quadro de campos de primavera estendendo-se em direção à montanha.
“As fileiras de cerejeiras ao longo do rio Funakawa foram plantadas em 1957, quando foram realizadas melhorias no rio”, diz Kamisawa Seiko, da Associação de Turismo da Cidade de Asahi.
“A população local plantou cerca de 280 cerejeiras, que são da variedade Somei-yoshino. Desde então, a população local tem trabalhado para garantir que as árvores sejam bem mantidas".
Pode parecer que colher as flores seja um desperdício, mas é uma tarefa necessária para promover o aumento do bulbo. Os bulbos crescem no subsolo por cerca de seis semanas depois que as flores são colhidas, e antes que a estação chuvosa chegue em junho, os bulbos são desenterrados, secos e armazenados até a hora de plantar e criar raízes novamente.
Durante a floração das cerejeiras, entre 18:00 e 21:00, fogueiras são acesas ao longo do rio Funakawa e esta iluminação especial trazem uma experiência noturna única aos visitantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário