Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de novembro de 2022

Sudeste Asiático - Templo Borobudur, Indonésia: o maior templo budista do mundo

 


O Templo Borobudur é considerado o maior templo budista do mundo – e um dos mais importantes também.

Ele fica bem no coração da Ilha de Java, pertinho da cidade de Yogyakarta, na Indonésia. O Templo Borobudur é tão lindo e tem uma importância tão grande que é uma das atrações turísticas mais visitadas da Indonésia, deixando para trás muitas das famosas praias de Bali, por exemplo.














Borobudur fica cercado por uma floresta tropical, localizado entre dois vulcões gêmeos Sundoro-Sumbing e Merbabu-Merapi.

Sundoro-Sumbing

Merbabu-Merapi

Ou seja, uma visita ao Templo é um espetáculo duplo: tanto da natureza quanto da sua construção.

Além de ser um espaço de culto e peregrinação, o Templo é considerado um grande símbolo para o país.

Sua maior concentração de visitantes acontece na época do Vesak (entre maio e junho), quando se comemora o nascimento, morte e o nirvana de Sidarta Gautama, o Buda.

Sidarta Gautama, o Buda.


Confira 6 curiosidades sobre o Templo Borobudur:

  1. Na parte superior do Templo Borobudur há 72 estruturas chamadas stupas ― uma espécie de mausoléu ― em formato de torre. Cada uma delas possui uma estátua de Buda sentado;
  2. Acredita-se que o monumento foi construído para ser um templo hinduísta e, posteriormente, tornou-se um templo budista;
  3. Segundo informações locais, foram usadas cerca de dois milhões de pedras para construir o templo;
  4. Os trabalhadores que ergueram o monumento não manipularam nenhuma técnica ou ferramenta: usaram somente cordas, martelos, carrinhos de mão e muita força humana;
  5. Apesar do Templo Borobudur ser considerado uma pirâmide, quando visto de cima ele tem a forma de uma mandala budista gigante;
  6. Há registros de mais de 400 estátuas de Budas por todo o templo, muitas delas danificadas ou já desaparecidas.

Um dos horários mais concorridos para visitar o templo é durante o nascer do sol, e não é difícil entender por que.

O que já é lindo torna-se um verdadeiro espetáculo. Isso é, se você der sorte de pegar uma manhã clara e sem névoas – o que não aconteceu com a gente. 


Assistir ao nascer do sol em Setumbu Hills

Essa é a pedida para quem quer ver o sol nascendo com o Templo Borobudur ao fundo do cenário.

O Setumbu Hills é um conjunto de montanhas da região, que oferecem uma vista privilegiada para o Templo Borobudur ao longe. É uma boa pedida assistir o nascer do sol dali e seguir para uma visita ao Templo depois.


Quando visitar o Templo Borobudur


O clima da Ilha de Java é relativamente estável durante todo o ano, sendo que os meses de janeiro e fevereiro são os mais chuvosos, dificultando a visibilidade e não permitindo aproveitar as áreas externas do templo. Por isso, não seria a época mais indicada para conhecer o monumento.

Entre os meses de julho a outubro começa a estação seca, que deixa a região mais propícia para curtir tanto o nascer quanto o pôr do sol. Por isso, esse é considerado o melhor período para conhecer o templo Borobudur.


Fonte: emalgumlugardomundo.com.br/templo-borobudur-indonesia/

www.chinatur.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário