Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

Tradições da cultura chinesa

 


A China é conhecida em todo o mundo por sua cultura milenar Muitas das tradições da China foram mantidas desde os tempos antigos até os dias atuais.

Apesar de a China ser hoje um país que avança economicamente a uma velocidade vertiginosa, muitos desses costumes chineses ainda são praticados diariamente.




O chá é a bebida tradicional da China desde os tempos antigos.


A origem do
 chá chinês encontra-se no seu consumo como medicamento Não só era usado para curar certas doenças específicas, mas acreditava-se que os benefícios do chá levavam a uma vida mais longa.

Até hoje, a medicina tradicional chinesa ainda utiliza diferentes tipos de chá para resolver certos desconfortos e problemas de saúde. A pesquisa médica provou que o chá pode realmente curar algumas condições.

Mais tarde, o chá foi introduzido entre os monges budistas como uma pequena ajuda para a meditação. Através deles, o chá passou para a aristocracia, onde se tornou uma bebida popular entre a elite imperial.

A partir da dinastia Ming, inúmeras casas de chá começaram a surgir por todo o país e a bebida tornou-se popular entre todas as classes sociais. Foi a partir desse momento que o chá deixou de ser uma bebida medicinal para ser considerada uma bebida diária entre os chineses.

Até hoje, a cultura tradicional do chá é sagrada para os chineses . Em qualquer restaurante servem chá ou água quente para comer. As casas de chá também são pontos de encontro muito importantes na sociedade chinesa. Nada mais agrada aos chineses do que reunir-se para conversar com os amigos, jogar cartas ou mahjong, enquanto saboreia um bom chá.



O dragão é uma das figuras mitológicas mais importantes da China . Eles são geralmente descritos como longas cobras de quatro patas. Dentro da cultura yin e yang, o dragão representa o yang e é complementado por seu yin, a fênix.

Tradicionalmente, dragão tem sido o símbolo do imperador da China . Durante a dinastia Qing, o dragão passou a figurar na bandeira do país. Anteriormente, acreditava-se que os imperadores eram dragões.

O dragão simboliza força, poder e boa sorte . É por isso que é o símbolo do zodíaco preferido dos chineses. É costume na China que os nascimentos sejam multiplicados durante o ano do dragão , pois as pessoas acreditam que terão um filho muito melhor se nascerem durante este ano.

Antigamente na China, os casamentos eram preparados por famílias e casamenteiros . Casamenteiros foram contratados por uma família para encontrar outra família para casar.

Quando já tinham duas pessoas querendo se casar, uma cartomante foi consultada para saber se eram compatíveis por meio de dados como datas de nascimento, nomes e outras informações sobre suas vidas. Se a cartomante declarasse que eles eram compatíveis, um acordo de casamento seria assinado.

O casamento é um dos objetivos sociais mais importantes para os chineses.

Até hoje não se usa a tradição do casamenteiro. No entanto, devido à importância do casamento na sociedade chinesa , muitas famílias pressionam seus filhos a se casar e os arranjam com outras pessoas. Em muitos casos, uma cartomante ainda está sendo questionada se aquele casal é compatível ou não.

A tradição chinesa diz que a família do noivo deve fazer uma série de presentes para a família da noiva , incluindo comida e doces. Se a família da noiva aceitar esses presentes, o casamento não poderá mais ser facilmente anulado.


Após o casamento, a mulher passa a morar na casa do marido, passando a fazer parte da família dele. A partir de então, sua responsabilidade principal é com a família de seu marido, e não com a dela.



Embora se pense popularmente que os chineses têm uma tradição de cremação , a verdade é que desde a China antiga os mortos são enterrados através de um ritual sofisticado .

Foi depois do regime comunista que a cremação de cadáveres nos funerais chineses foi imposta por lei . Entre outras razões, apelou-se para o grande espaço necessário para os enterros e seus altos custos. Também serviu de suporte que os budistas usaram a cremação de cadáveres por um tempo.

No entanto, a tradição permanece funerária e ainda é praticada na China rural. De fato, são muitos os idosos que regressam à sua aldeia tradicional antes de morrerem para evitar a cremação.

Nos funerais tradicionais chineses, a cor branca é a cor oficial do luto . Então eles costumam usar ternos dessa cor.



Os festivais são uma das tradições mais importantes da China . Apesar de os chineses viverem agora em grandes cidades cheias de arranha-céus, a sociedade continua a manter uma mentalidade muito tradicional.

Os chineses vivem uma vida dedicada ao trabalho e à família, por isso as férias não estão entre seus principais objetivos. As festas populares chinesas são o único momento em que podem desfrutar de um verdadeiro descanso.


Os feriados chineses anuais são os seguintes:




As danças do dragão são muito comuns nas ruas da China durante o Ano Novo.

O Ano Novo Chinês é a tradição mais famosa do país . É comemorado quando o ano termina de acordo com o calendário lunar chinês , por isso a data varia a cada ano.

Ano Novo Chinês é uma tradicional festa familiar em que todos os chineses voltam para suas cidades natais para comemorar com seus amigos mais próximos. É por isso que todos os anosmaior movimento migratório do planeta acontece na China.

Durante a semana que dura o Ano Novo Chinês, são realizadas inúmeras festas em que toda a família se reúne em torno de uma mesa para conversar e celebrar a entrada do novo ano. Nestes jantares, é tradição os casados ​​entregarem envelopes vermelhos com dinheiro (hongbao) aos não casados, geralmente crianças e jovens.

Também é costume visitar os templos para orar pela família, tanto pela que está na terra quanto pelos que já faleceram. Os chineses professam grande respeito por seus ancestrais, pois acreditam na vida após a morte.


Fonte: medium.com/tradiciones-de-la-cultura-china

www.chinatur.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário