Na cultura nipônica, conhecida por sua rígida educação, o ato de cumprimentar é essencial para demonstrar respeito. Nessa sociedade milenar o “ojigi” (お辞儀, curvar-se) é uma reverência que, mais que polidez, é um sinal de respeito, gratidão e perdão.
O ojigi vai muito além de etiqueta social, está profundamente incorporado na cultura japonesa. A forma como se inclina o corpo vai evidenciar sua posição hierárquica em relação ao seu interlocutor: “Um japonês se curva ao encontrar alguém, ao pedir algo, enquanto pede desculpas, ao oferecer parabéns ou ao tentar reconhecer alguém”.
Além destes, a reverência é um sinal de submissão, de respeito a idosos ou a pessoas que têm uma posição mais elevada de status social. Em sua cultura, é recomendado que a pessoa mais jovem ou subordinado curvasse-se primeiro, mais baixo e mais longo.
Em Nara, curiosamente até os animais aprenderam a arte do cumprimento.
É possível ver entre os mais de 1.000 famosos cervos que circulam nas ruas e parques da cidade, muitos se curvando para os visitantes.
No entanto, se estiver a passeio no país, não é necessário preocupar-se tanto, os japoneses são bem menos rigorosos com seus visitantes; desde que mantenha o bom-senso e educação (regras indispensáveis que se deve seguir sempre, independente de onde estiver).
cacadoresdelendas.com.br/japao/ojigi-a-arte-de-curvar-se-no-japao/
Nenhum comentário:
Postar um comentário