Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de julho de 2023

TAKAYAMA: A “PEQUENA KYOTO DE HIDA” NOS ALPES DO JAPÃO

 


Takayama (高山市), localizada nos Alpes do Norte japonês, Província de Gifu, é também chamada de “Pequena Kyoto de Hida”. As ruelas estreitas do belo e histórico centro antigo da cidade são ladeadas por charmosas casas na clássica e centenária arquitetura de madeira do Período Edo (1603 – 1868). Portas e janelas são caprichosamente enfeitadas com vasinhos de flores e plantas bem cuidadas, cheias de elegância e simplicidade. Uma visita aos pitorescos cenários da bucólica Takayama oferece uma verdadeira volta ao Japão antigo.

Com inúmeras atrações, artesanato e gastronomia típica, além de paisagens belíssimas, esta encantadora cidade nas montanhas reúne boa parte das tradições culturais nipônicas.


Takayama: Uma verdadeira volta ao antigo Japão


Cercada por montanhas, por séculos Takayama esteve isolada do resto do país sob o domínio do xogunato Tokugawa (séc. XVII a XIX) preservando muito das tradições culturais do antigo Japão. O que permitiu a conservação de suas casas de madeira escura, típicas do período Edo, hoje pequenas lojas e restaurantes. Algumas dessas casas têm vista para o rio Miyagawa, que corta a cidade (Todas as manhãs um mercado a céu aberto é realizado ao longo do rio). O mercado matinal de Takayama teve origem durante o período Edo, há cerca de 200 anos, mas foi há cerca de 100 anos, durante o período Meiji, que se desenvolveu, ampliou a oferta de produtos e começou a crescer. Hoje é vendido de tudo por lá, desde frutas, verduras e outros alimentos até roupas e artesanatos, grande parte produzido regionalmente.


Muitas das antigas construções eram e continuam sendo fábricas de saquê, já que as águas da região são consideradas uma das melhores para sua produção. Devido a região de relevo irregular e fortes nevascas, Takayama era pobre para o cultivo de arroz, a moeda básica do sistema fiscal feudal da época. Sob o domínio direto dos xoguns de Edo, atual Tóquio, concentrou suas atividades econômicas sobre a exploração da madeira de alta qualidade, produção de papel e saquê, tornando-se um importante polo comercial.



Atrações, e os grandes Matsuri da pitoresca Cidade

Hoje, Takayama é sede de dois populares Matsuri, o “Takayama Festival” que data de cerca de 1690 e acontece duas vezes ao ano, na primavera, coincidindo com o plantio, e no outono, com a colheita. Os dois festivais têm procissões com onze carros alegóricos decorados e dirigidos por pessoas locais em trajes tradicionais. Quatro desses carros apresentam marionetes karakuri. 

Nessa época, Takayama recebe muitos turistas que lotam a pequena cidade das montanhas, devendo as reservas de hotel serem feitas com meses de antecedência. Fora do período dos Festivais, os carros alegóricos ficam expostos ao público no “Museu do carro” da cidade.


No local, os visitantes podem também conhecer Takayama Jinya, construído em 1615, o edifício histórico foi sede governamental do Daimyō (Senhor feudal) de Takayama.


A pitoresca vila de Hida oferece também atrações como teleféricos pela rota alpina, Templos, Santuários, Museus, Parques e uma visita a bem preservada Casa Kusakabe, além de ruas como Sannomachi, que valem serem exploradas a pé ou de bicicleta. 


Em vários pontos da cidade é possível alugar uma bike por uma hora ou por um dia todo.


Há vários restaurantes na cidade. Além do ótimo saquê, vale provar o Hida-gyu, a carne de gordura marmorizada. A especiaria é cozida com a pasta de soja hoba-missô ou grelhada, uma especialidade local. Sorvetes de tofu (queijo de soja), doces de castanha, manju, yokan, peixes e frutas locais. E mais: a água de Takayama, mesmo a da torneira, é uma das melhores do Japão.


Nas encantadoras lojinhas do centro antigo da cidade, o visitante encontra entre os muito souvenir, delicados papéis em estilo japonês, artesanato em madeira e objetos em laca, assim como os simpáticos “Saru-bobo”, pequenos bonequinhos de pano sem rosto, usados como talismã.


Em 2005, Hida Takayama se fundiu a outros nove municípios e vilas, tornando seu território tão grande quanto o de Tokyo, porém a cidade manteve seus ares bucólicos de interior e segue preservando seu grande legado histórico e cultural.


Um agradável passeio pelo Japão central, que oferece ainda inúmeras fontes termais, além dos próximos e históricos vilarejos de Furukawa, Shirakawago e Gokayama, na vizinha província de Toyama, que atraem milhares de visitantes ao longo de todo ano para a região.


Fonte: cacadoresdelendas.com.br/japao/takayama-a-pequena-kyoto-de-hida/

Nenhum comentário:

Postar um comentário