A China é um destino de compras maravilhoso. Da barraca de beira de estrada ao shopping moderno de grande porte, da loja comum ao supermercado popular, a China tem vários lugares perfeitos para fazer compras que podem satisfazer todos os desejos dos compradores. A maioria das grandes cidades chinesas apresenta ruas comerciais especiais, onde produtos locais estão à venda.
“Friendship Stores” (友谊商店) são lojas estatais chinesas, que foram originalmente criadas para vender apenas para turistas estrangeiros, diplomatas e funcionários do governo, mas agora estão abertas ao público. Elas vendem produtos de “qualidade de exportação”… mas certamente não são o melhor valor na cidade.
Os preços são fixos, então são uma boa opção para pessoas com medo de pechinchar na China (e que não se importam em não conseguir o melhor negócio). Eles também fazem um bom trabalho enviando compras de volta para seu país de origem.
Lojas de departamento chinesas
Algumas grandes lojas de departamento são estatais, mas hoje em dia a maioria são lojas menores de propriedade privada. Em cidades maiores e mais desenvolvidas — como Shanghai, Beijing e Guangzhou — há um número crescente de shoppings de luxo.
Um bom exemplo disso seria o Oriental Plaza em Beijing, um shopping novo e brilhante com uma enorme seleção de produtos. Aqui você encontrará marcas internacionais como Gucci, Louis Vuitton e Armani.
Mas não espere encontrar pechinchas na loja Gucci. Pelo contrário, você descobrirá que os produtos de luxo importados são, na verdade, consideravelmente mais caros do que os de casa, devido às altas tarifas e impostos sobre valor agregado refletidos nos preços.
Lojas estrangeiras na China
Além de supermercados e farmácias chinesas, você também encontrará a popular rede de farmácias Watsons (com sede em Hong Kong) na maioria das grandes cidades da China. Eles têm uma boa seleção de artigos de higiene pessoal asiáticos e ocidentais, cosméticos e medicamentos de venda livre.
Muitas cidades maiores também têm mega-lojas estrangeiras extremamente populares, como Wal-Mart e Carrefour . Vendendo uma mistura de itens importados e locais, você pode comprar qualquer coisa, de fraldas a eletrônicos e roupas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário