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quinta-feira, 12 de setembro de 2024

Trem maglev ultrarrápido passa por teste em Shanxi

 

Um modelo de trem maglev T-flight em exposição em Taiyuan, província de Shanxi. (Foto: Zhu Xingxin/China Daily)

Um novo sistema de transporte maglev ultrarrápido em desenvolvimento passou recentemente por um teste em Datong, província de Shanxi.

O teste de demonstração bem-sucedido coloca o trem um passo mais próximo do mercado, onde poderá reduzir significativamente os tempos de viagem e impulsionar as trocas econômicas entre regiões.

Com uma velocidade máxima projetada de 1.000 quilômetros por hora, o sistema T-flight é cerca de três vezes mais rápido do que os trens de alta velocidade atuais e até mais rápido do que aviões. Se colocado em operação, o tempo de viagem entre Beijing e Shanghai será reduzido para cerca de uma hora, uma fração do tempo da viagem de trem mais rápida atual entre as metrópoles — 4 horas e 18 minutos — e cerca de metade do tempo de um voo, que leva cerca de duas horas.

"À medida que o desenvolvimento socioeconômico continua, a demanda das pessoas por transporte mais rápido e confortável está aumentando", disse Zhao Ming, técnico do Instituto de Maglev e Propulsão Eletromagnética da China Aerospace Science and Industry Corp, que desenvolve o trem. "O voo T desempenhará um papel na criação de um 'círculo econômico de uma hora' entre os principais aglomerados urbanos da China e, junto com trens de alta velocidade, aviação civil e outros modos de transporte, formará uma rede de transporte tridimensional abrangente no país."

A velocidade ultra-alta do trem se deve a um tubo de baixo vácuo e sistema de levitação magnética, que permite que ele alcance "voo próximo ao solo" — uma tecnologia revolucionária, disse ele na China (Taiyuan) International Energy Industry Expo 2024 em Taiyuan, Shanxi, na quarta-feira (11).

Ao extrair o ar do tubo para criar um ambiente de baixo vácuo, o trem pode operar com resistência mínima do ar. Ao mesmo tempo, a tecnologia maglev garante que o trem e os trilhos não se toquem, reduzindo ainda mais a resistência ao atrito. A combinação da tecnologia de vácuo e maglev aumenta a velocidade do trem e também reduz o ruído e a vibração, de acordo com Zhao.

A tecnologia maglev supercondutora usada no projeto pode elevar o trem em 100 milímetros — em comparação com a separação de 10mm usada atualmente em trens maglev operando na China — para aumentar a velocidade e a estabilidade, ele acrescentou.

Desde seu lançamento em setembro de 2021, o projeto fez um progresso significativo. Durante o teste recente conduzido no condado de Yanggao, Datong, uma vez que a equipe do projeto estabeleceu um ambiente de baixo vácuo dentro de um tubo de 2km, o trem maglev partiu ao longo da rota projetada, manteve a levitação estável e parou com segurança.

A velocidade máxima e a altura de levitação atingiram os valores predefinidos, todos os sistemas funcionaram corretamente e a trajetória real correspondeu bem à teórica, o que significa que o experimento foi bem-sucedido, de acordo com a empresa.

Fonte: Diário do Povo Online    12.09.2024 13h14

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