O Lichun (立春) significa literalmente "Início da Primavera" e é o primeiro dos 24 períodos solares do calendário chinês. Ele ocorre anualmente por volta do dia 4 de fevereiro, marcando o despertar da natureza e o início do ano solar.
- "Morder a Primavera" (Biting the Spring): É costume comer alimentos que simbolizam a estação, como os famosos rolinhos primavera (chūnjǔn) ou panquecas recheadas com vegetais frescos.
- Equilibrar Ovos: Existe uma crença popular de que é mais fácil fazer um ovo ficar de pé neste dia devido ao alinhamento astronômico. Conseguir o feito é sinal de boa sorte para o resto do ano.
- Prosperidade Financeira: Em algumas regiões, como Singapura e partes do sudeste asiático, as pessoas têm o hábito de depositar dinheiro em suas contas bancárias em horários específicos para atrair riqueza contínua.
- Importância Agrícola: Historicamente, era o momento em que os agricultores começavam a preparar a terra para o plantio, realizando rituais e oferendas para garantir uma colheita farta.
- Curiosidade: Um ano que não possui o dia de Lichun dentro do ciclo lunar é chamado de "Ano Cego" ou "Ano da Viúva", sendo tradicionalmente considerado um período menos auspicioso para casamentos.

Evento folclórico por ocasião do "Lichun" em Dunhuang, província de Gansu, noroeste da China, em 4 de fevereiro de 2026. A quarta-feira marca o "Lichun", ou início da primavera, o primeiro dos 24 termos solares do calendário lunar chinês. (Foto: Zhang Xiaoliang/Xinhua)

Apresentação folclórica é encenada por ocasião do "Lichun" em Dunhuang, província de Gansu, noroeste da China, em 4 de fevereiro de 2026. (Foto: Zhang Xiaoliang/Xinhua)

Artesão de recorte de papel ensina crianças em um shopping center em Dingxi, província de Gansu, noroeste da China, em 4 de fevereiro de 2026. (Foto: Wang Kexian/Xinhua)

Atividade no condado de Changxing, em Huzhou, província de Zhejiang, leste da China, em 4 de fevereiro de 2026. (Foto: Tan Yunfeng/Xinhua)

Brincadeira tradicional realizada por ocasião do "Lichun", em um jardim de infância em Jiaozuo, província de Henan, no centro da China, em 4 de fevereiro de 2026. (Foto: Cheng Quan/Xinhua)

Pessoas assistindo a uma dança do dragão por ocasião do "Lichun", em Nanyang, província de Henan, no centro da China. (Foto: Gao Song/Xinhua)
Fonte: IA/Diário do Povo Online

Nenhum comentário:
Postar um comentário