Digite aqui o assunto que busca

segunda-feira, 31 de março de 2014

Presidente chinês conclui na Bélgica primeiro giro pela Europa

Rei Philippe, Xi Jinping, rainha Mathilde e Peng Liyuan durante cerimônia de boas-vindas no Palácio Real, em Bruxelas, neste domingo (30) (Foto: Benoit Doppagne/Belga/AFP)

Esta visita de três dias teve como objetivo "aprofundar a relação" entre a China e a UE, seu maior parceiro comercial declarou o líder chinês, em um artigo publicado no sábado pelo jornal belga Le Soir.
Sendo "o coração da Europa", a Bélgica, sexto maior parceiro comercial da China na UE, tem um papel importante, ressaltou.
Ilustrando "a amizade" bilateral, o primeiro compromisso na Bélgica foi inaugurar no início da tarde no parque de animais de Pairi Daiza (sul) o pavilhão que irá hospedar dois pandas gigantes, emprestados no final do mês de fevereiro por 15 anos por Pequim à Bélgica, como parte de sua 'diplomacia do panda'.
Segunda-feira, Xi Jinping se tornará o primeiro presidente chinês a realizar uma visita oficial à União Europeia, o que reflete uma vontade da UE, dez anos após o lançamento de uma parceria estratégica global entre as duas partes.
Presidente chinês e belga participam de reunião no Palácio Real, em Bruxelas (Foto: Didier Lebrun/Belga/AFP)No final da tarde, Xi se reunirá com os presidentes do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, do Parlamento Europeu, Martin Schulz, e da Comissão Europeia, José Manuel Barroso.
Antes da chegada de Xi, UE e China apaziguaram suas relações comerciais, que pesam 1,3 bilhão de euros por dia, tensas em 2013.
Após o encontro com os líderes europeus, o presidente chinês se reunirá com o primeiro-ministro belga, Elio Di Rupo, para assinar vários acordos econômicos bilaterais.
Fonte - G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário