Digite aqui o assunto que busca

terça-feira, 5 de março de 2024

Xi'an - A cidadela dos Guerreiros de Terracota

 


Toda amuralhada, a fascinante Xian foi capital ao longo das dinastias Chin (255 a 206 a.C.), Han (202 a.C. a 25 d.C.) e Tang (618 a 907 d.C.). Para afastar os invasores, era protegida com uma estrutura tão forte que as torres do Tambor e do Sino ainda estão por lá. Construções fantásticas como o Pagode do Grande Ganso Selvagem, de inspiração indiana, e a Grande Mesquita guardam a memória dos povos que, desde por volta do ano 200 a.C., usavam Xian como ponto de partida para a Rota da Seda – que ligava Oriente e Ocidente. 


Sua grande atração, no entanto, é mesmo o Exército de Terracota. Restauradas, as 7 mil figuras em tamanho natural de guerreiros, cavalos e carruagens dispostos em formação de batalha podem ser apreciadas no imperdível Museu do Exército de Terracota.


Com 2 mil anos de história, Xi'an descobriu o principal atrativo turístico há  50 anos. As famosas esculturas do Exército de Terracota, ou Guerreiros de Xian ficaram escondidas ao longo dos séculos, até que um camponês encontrou a cabeça de um dos soldados durante escavações de um poço artesiano em 1974. 


Arqueólogos indicam que as obras datam do fim do séc. III antes de Cristo, uma raridade que atrai turistas de todo o mundo e principalmente chineses interessados em conhecer as origens. Mesmo soterradas por séculos, as estruturas permanecem intactas. 


São cerca de 8 mil peças e cada soldado é único. Não à toa o monumento é definido como oitava maravilha do mundo. Cada peça pesa 260 quilos, com 1.70m de altura, mas algumas chegam a dois metros. Os grandalhões, por exemplo, são generais. 


O solo de Xian tem muita história para ser contada. A tumba de Tin Shon Wan, por exemplo, nunca foi escavada. O restauro e descoberta seguem e estima-se que mais seis mil esculturas estão soterradas. 

Fonte: www.band.uol.com.br/

www.chinatur.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário