Digite aqui o assunto que busca

terça-feira, 1 de abril de 2014

Presidente chinês pede estabelecimento de quatro importantes associações com UE (1)

1º abr (Xinhua) -- O presidente da China, Xi Jinping, pediu na segunda-feira o estabelecimento de quatro importantes associações para a paz, o crescimento, a reforma e a civilização entre a China e a União Europeia (UE).

Xi fez o pedido durante uma reunião em Bruxelas com o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, para impulsionar a parceria estratégica integral China-UE sob as novas circunstâncias.
O líder chinês disse que as duas partes devem considerar seus laços de uma perspectiva estratégica, combinar suas forças, mercados e civilizações para construir as quatro associações mencionadas, a fim de acrescentar ímpeto à cooperação bilateral e fazer uma maior contribuição ao desenvolvimento e prosperidade mundiais.
Os últimos 40 anos testemunharam uma relação China-UE que se desenvolveu para uma relação integral que é altamente interdependente, disse Xi. As relações bilaterais não só interessam ambas as partes mas também têm um impacto importante no panorama político e econômico mundial, afirmou.
A China considera a UE de uma perspectiva estratégica, presta-lhe uma enorme importância, apoia inquebrantavelmente a integração da Europa e está disposta a ampliar e aprofundar a parceria estratégica integral com a UE, disse Xi, ao sublinhar que essa é a mensagem importante que expressou reiteradamente durante sua atual viagem pela Europa.
O presidente chinês indicou que a cooperação estratégica tem um futuro brilhante e que ambas as partes devem cooperar não só a nível bilateral, mas também trabalhar juntas dentro do marco da relação Ásia-Europa e unir esforços para enfrentar os desafios globais.
Primeiro, a China e a UE devem construir uma associação para a paz e liderar a eleição do caminho de desenvolvimento pacífico, indicou Xi, que elogiou o importante consenso alcançado entre as duas partes sobre a construção de um mundo multipolar.
Ambas as partes devem respeitar o sistema social selecionado de maneira independente por cada uma, cuidar os interesses essenciais do outro e oferecer apoio mútuo ao aderir ao caminho de desenvolvimento pacífico, assinalou Xi.
Em segundo lugar, a China e a UE devem construir uma associação para o crescimento e oferecer mutuamente oportunidades de desenvolvimento, disse o presidente chinês.
As duas partes devem concluir as negociações sobre um acordo de investimento em uma data próxima, iniciar o estudo de viabilidade sobre um acordo de livre comércio e melhorar de maneira conjunta a qualidade e o nível do comércio China-UE, acrescentou Xi.
O líder chinês também expressou o desejo de que a UE possa ampliar seu comércio de alta tecnologia com a China.
Fonte - Embaixada da Rep. Popular da China no Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário