Digite aqui o assunto que busca

sexta-feira, 2 de maio de 2014

China lida ‘calmamente’ com economia e Europa ensaia recuperação

As indústrias na zona do euro tiveram em janeiro o melhor mês em quase um ano sustentadas pela produção na AlemanhaChina não vai ceder e afrouxar a política para sustentar sua economia ou acalmar o mercado monetário volátil, mesmo que tenha entrado em uma fase “dolorosa” de reestruturação, escreveu o primeiro-ministro Li Keqiang em declarações publicadas na quinta-feira. Em um artigo publicado no influente jornal do Partido Comunista Qiushi (Buscando a Verdade), Li repetiu que seu governo está confortável com a desaceleração da economia desde que o crescimento permaneça dentro de uma “faixa razoável”. 
Isso levou alguns especialistas a especularem que a China pode afrouxar a política monetária de maneira mais vigorosa –como reduzindo o volume de dinheiro que os bancos mantém no banco central– para sustentar a economia. Mas Li afirmou que a China precisa de firmeza ao lidar com sua economia.
Entre as reformas deste ano, Li afirmou que serão priorizadas a permissão para que investidores privados abram instituições financeiras, a liberalização do mercado de taxas de juros e a determinação de um sistema para assegurar depósitos.
Alemanha lidera
Na Europa, a recuperação do setor industrial da zona do euro acelerou no início do segundo trimestre mas as fábricas reduziram os preços dos produtos pelo segundo mês seguido, mostrou nesta sexta-feira a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês). O crescimento foi mais uma vez liderado pela Alemanha, maior economia da Europa, e embora empresas que anteriormente tinham dificuldades na Espanha e na Itália tenham reportado expansão, a indústria na França permaneceu fraca.

Fonte - Correio do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário